O prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, visitaram a Central Municipal de Regulação, na manhã deste sábado (11), para acompanhar o andamento das marcações de exames e consultas para zerar a fila em 100 dias.
O serviço municipal funcionou de forma excepcional para dar celeridade e resposta imediata às solicitações dos pacientes que procuraram uma das sete policlínicas com guias referentes a junho e julho de 2024.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Esse é um compromisso meu em zerar a fila por consultas e exames em 100 dias. Esses profissionais da Saúde estão neste sábado empenhados em agilizar todas as marcações de exames que já foram cadastrados nas policlínicas relativos ao ano passado”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal.
A primeira fase do mutirão foi iniciada no último dia 8 e se estende até o dia 13. Neste período, estão sendo atendidos pacientes com requisições de exames datadas em junho e julho de 2024 – aproximadamente três mil cadastros foram realizados em três dias.
“Começamos o mutirão na quarta-feira, hoje é sábado e já teve paciente que não só conseguiu o agendamento, mas realizou os procedimentos, como consultas com proctologista, endocrinologista, passou por exames de mamografia, raio X, eletrocardiograma, ultrassonografia, entre outros”, explica Rodrigo Matos.
O titular da pasta destaca que exames de alta complexidade, como tomografias e ressonâncias, também já estão sendo marcados com brevidade. “Solicitamos aos prestadores que abrissem agenda extra para atender essa demanda. O compromisso é de executar 100% das solicitações dentro dos 100 dias”, reitera.
O paciente recebe retorno do dia e horário do procedimento agendado por meio de ligação ou aplicativo de mensagens.
“No ato da realização dos cadastros, pedimos o contato do paciente para que ele tenha retorno sobre sua demanda. A determinação é de que, se não tiver uma resposta por WhatsApp, que seja feito contato através de ligação. Isso porque foi observada uma taxa de absenteísmo de 50%, ou seja, metade dos exames agendados as pessoas faltam”, afirmou Rodrigo Matos.
A partir da próxima terça-feira (14), as pessoas que possuem solicitações de exames datadas nos meses de agosto e setembro de 2024 poderão comparecer às policlínicas até o dia 17 de janeiro, enquanto que, entre os dias 20 e 23, será a vez de quem tem requisições de outubro e novembro.
As informações são da Secretaria de Comunicação Social
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram