Na semana de 13 a 17 de janeiro, o Acorda Cidade recebeu diversas reclamações de beneficiários do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) sobre dificuldades no atendimento na rede hospitalar de Feira de Santana, tanto para atendimentos de emergência quanto para a realização de consultas para exames.
A maioria relatou que o atendimento médico foi suspenso no Hospital Emec durante o período. No entanto, o referido hospital divulgou um comunicado negando a suspensão e afirmando que continua atendendo os beneficiários.
Um dos relatos enviados ao Acorda Cidade dizia:
“Eu precisei de atendimento de emergência pelo Planserv em Feira de Santana e fiz uma verdadeira peregrinação. No Emec, me informaram que o atendimento do Planserv estava suspenso. No HTO, que agora é o Vida Nobre, não há atendimento de emergência clínica, apenas ortopedia pelo Planserv. O Hospital São Matheus foi o único onde consegui atendimento, mas estava superlotado. Vi pacientes internados sentados em cadeiras. Fiquei cerca de sete horas no hospital, fiz os exames e saí tarde, mas, logo depois, à noite, o hospital fechou as portas para os atendimentos do Planserv. Vi pacientes chegando e sendo orientados pelo porteiro a voltar.”
Planserv diz que não há limites para os atendimentos de urgência e emergência
Diante das reclamações, o plano de saúde se pronunciou acerca do atendimento, por meio da assessoria da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado. Os beneficiários, por sua vez, mantêm, a narrativa de problemas de atendimento. Não conseguem receber a assistência adequada do plano.
Na segunda-feira (27), a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, afirmou que não há teto orçamentário que limite os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais que atendem à rede credenciada para os servidores. Isto significa, segundo eles, “que nenhum beneficiário deixará de ser atendido se precisar ir urgentemente buscar atendimento médico nos hospitais que atendem o Planserv”.
“A gente salva as pessoas todos os dias e paga todos estes atendimentos mesmo quando eles excedem o orçamento destinado àquela unidade”, explicou.
O mesmo acontece para as consultas médicas de todas as especialidades que são solicitadas e agendadas em consultórios, clínicas e hospitais, a partir da necessidade do servidor público estadual. Ela explicou que não há impedimentos de agendamento do atendimento médico especializado por conta do orçamento público, mesmo que ultrapasse o limite de 12 consultas ao ano.
“Às vezes as pessoas reclamam que só conseguem marcar uma consulta para dali a dois meses ou mais, mas essa limitação é da agenda do profissional médico ou do prestador de serviço, e não do Planserv”, esclareceu Brito, acrescentando que o paciente pode conseguir uma consulta mais rápida em outra unidade médica credenciada se não quiser esperar.
Ela orientou que as pessoas baixem o aplicativo do Planserv e deem uma navegada em todos os lugares que oferecem o mesmo serviço que está sendo buscado sempre em uma só clínica.
Segundo ela, o beneficiário pode ser atendido em quantos médicos necessitar dentro da rede credenciada por ano, não há impedimentos para isso. E para os que sofrem de doenças crônicas e precisam de um número maior de exames, procedimentos e consultas acima da quantidade anual coberta, é só entrar em contato gratuitamente com a Central de Relacionamento do Planserv através do número 0800 056 6066, a qualquer hora do dia e da noite, para comunicar a sua doença que ficará isento do pagamento da taxa de coparticipação devida.
Atualmente, é cobrada uma taxa de R$ 10 para consultas acima de 12 anuais, exames de laboratório acima de 30 e demais exames acima de oito, mas limitada a R$ 30 por pessoa pelo total de procedimentos excedentes. Socorro explica que os valores são módicos em comparação aos planos de saúde privados que existem no país, porque o Planserv é subsidiado pelo governo do estado.
Novidades
Brito anunciou que iniciativas estão sendo tomadas para a construção de um hospital exclusivo para os atendimentos de pediatria e neonatologia, que possuem uma demanda crescente dos usuários. Atualmente, estes atendimentos em Salvador são concentrados no Hospital Santa Izabel e no Hospital de Brotas.
Em relação a este último, exclusivo para os atendimentos do Planserv, ela informou que foi inaugurado o atendimento 24 horas para os casos de urgência e emergência pediátrica, e que oferecerá em dois meses também o serviço de Hemodinâmica, que investiga o funcionamento do sistema cardiovascular e realiza procedimentos para diagnosticar e tratar doenças cardiológicas, neurológicas e endovasculares.
A coordenadora comentou a grande adesão dos servidores de todo o Estado às teleconsultas, inclusive para os atendimentos emergenciais. “É mais fácil e rápido ter acesso a um teleatendimento do que a uma consulta presencial. A telemedicina solucionou a dificuldade que o estado tem de encontrar algumas especialidades médicas nos municípios do interior da Bahia”, comemorou ela.
Com informações da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom – BA)
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