Acorda Cidade
A Prefeitura de Feira de Santana iniciou nesta segunda-feira (14), a vacinação de pessoas em situação de rua, maiores de 18 anos, contra a Covid-19. A meta é vacinar 300 pessoas por meio do programa "Consultório na Rua".
Segundo o Plano Nacional de Imunização, esse público foi incluído como prioridade no calendário da vacinação, uma vez que protagonizam maior exposição para serem infectados e por consequência, complicações de saúde que levam a óbitos.
Cleber Barbosa, de 44 anos, foi um dos primeiros vacinados. “É um momento de esperança para todos”, disse. Outras 49 pessoas também foram imunizadas.
A enfermeira do Consultório na Rua, Darlene Santos, afirmou que desde o início da campanha a equipe realiza o mapeamento das pessoas em situação de rua e o monitoramento para garantir a aplicação das duas doses da vacina.
“A vacinação já estava disponível para aquelas pessoas com mais de 60 anos ou que estão cadastradas em Centros de Acolhida (CA)”, disse.
A equipe multiprofissional atua em conjunto com o Setor de Imunização da SMS, bem como com os profissionais do Serviço de Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Consultório na Rua
O programa Consultório na Rua é um serviço da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vinculado à Atenção Primária à Saúde.
A equipe é composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social e psicólogo, que realizam atendimentos a pessoas em situação de rua, realizando a busca ativa e atendimento in loco.
Leia também: Primeira dose contra Covid volta a ser aplicada nesta terça (15) para nascidos a partir de 1967 e grupos prioritários
As informações são da Secom de Feira de Santana.