Covid-19

Pediatra do HEC alerta para aumento dos casos e internamentos por Covid-19 em crianças: 'Estão circulando mais'

De acordo com Fabiane Leite, nesta terça-feira (25), entre os pacientes internados, alguns casos já foram confirmados para a Covid-19, e outros ainda aguardam os resultados dos exames RT-PCR.

Laiane Cruz

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, tem registrado nos últimos dias o aumento no número de atendimentos de crianças com sintomas de síndromes respiratórias e também casos positivos da Covid-19.

Nesta terça-feira (25), segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os cinco leitos de UTI pediátrica destinados ao tratamento da covid-19 estão ocupados. E dos 16 leitos de enfermaria pediátricos disponíveis, 12 estão com pacientes internados.

De acordo com a pediatra Fabiane Leite Cotias, que atua na unidade hospitalar, nesta terça-feira (25), entre os pacientes internados, alguns casos já foram confirmados para a Covid-19, e outros ainda aguardam os resultados dos exames RT-PCR.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O número de casos realmente está aumentando, entre confirmados e suspeitos. Já há uma sazonalidade, é o momento do ano que se iniciam os sintomas respiratórios, asma, cansaço, e há um aumento no número de casos em relação ao ano passado, pois as crianças estão transitando mais na cidade, circulando e tendo contato com outras pessoas, e estão adoecendo. Estamos vendo mais casos que no mesmo período do ano passado, em que as crianças estavam mais guardadas em casa”, alertou a pediatra.

Sintomas

A pediatra Fabiane Cotias explicou sobre os sintomas que mais acometem as crianças em relação às síndromes respiratórias, os quais se assemelham também nos casos de Covid.

“Falando de sintomas respiratórios, temos a congestão nasal, coriza, tosse seca, cansaço, que já é um sintoma de agravamento do quadro, e febre em muitas ocasiões. Crianças infectadas com a Covid, têm normalmente, reações mais leves que os adultos. É como um resfriado do dia a dia, a que já estamos acostumados, e não temos como distinguir se é Covid ou não, a não ser através do teste. Em geral, o quadro das crianças é mais leve e tranquilo, de curta duração”, informou a médica.

Segundo ela, somente alguns casos de crianças acometidas pela Covid levam a internamento e intubação. “São poucos. Temos crianças intubadas, e temos crianças com a síndrome multi inflamatória sistêmica, que está acometendo mais as crianças e é um quadro posterior ao Covid. As crianças têm uma recuperação mais rápida, pois tem uma imunidade melhor”, tranquilizou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Apesar disso, os cuidados com as crianças precisam continuar com o distanciamento social, o uso do álcool em gel e lavagem das mãos.

“Tudo isso que a gente está vendo refletido aqui agora é resultado da junção das famílias no Dia das Mães. As crianças estão saindo mais e tendo contato com outras crianças, outros adultos e a gente vê esse reflexo no aumento de atendimentos, do que já é normal da temporada. Os cuidados que estamos falando todos os dias, e sempre repetindo, são o isolamento social, a lavagem de mãos, o uso do álcool gel, os cuidados básicos de sempre”, reforçou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários