Dia do Psicólogo

Pandemia evidenciou papel e importância do profissional de psicologia

Psicóloga ressalta que, geralmente, as pessoas buscam por atendimento psicológico quando já estão com a situação mental comprometida, e que é preciso trabalhar a prevenção.

Laiane Cruz

O Dia do Psicólogo é comemorado nesta sexta-feira (27), em um momento em que cada vez mais se discutem temas ligados à saúde mental, como o saber lidar com as emoções, controlar a ansiedade e a busca pelo autoconhecimento. Nesse contexto, o papel e a importância do profissional de psicologia ganham maior importância, sobretudo com o aumento da procura por tratamentos psicoterapêuticos, em virtude do período pandêmico.

Para a psicóloga Amanda Brito, que atua desde 2015 na área, as datas auxiliam a dar visibilidade para coisas que são importantes, que estão inseridas no nosso dia a dia, mas que de repente passam despercebidas, a exemplo da importância da psicologia para a sociedade.

“A psicologia ainda passa por muitos tabus, é vista com muito preconceito, e a data do Dia do Psicólogo ajuda a elevar a importância dela para a população. A OMS aponta que o número de pessoas com agravamentos dentro do seus quadros de saúde mental cresceu na pandemia e outras pessoas também vieram a desenvolver quadros como ansiedade e depressão. Eu vejo isso todos os dias. Houve sim um aumento e um agravamento em quem já tinha algum comprometimento mental, em decorrência das restrições, da imprevisibilidade, da pressão, e tiveram uma piora”, afirmou a psicóloga.

Ela ressalta que, geralmente, as pessoas buscam por atendimento psicológico quando já estão com a situação mental comprometida, e que é preciso trabalhar a prevenção.

“A saúde de maneira geral, e a psicologia não foge disso, esquece de atuar de uma forma preventiva, e geralmente quando as pessoas vêm até nós é porque elas estão passando por algum problema que elas já não estão conseguindo resolver por conta própria. Embora o papel do psicólogo não seja necessariamente trazer essa resolução. Mas as pessoas já chegam ou quando já estão no limite ou quando já ultrapassaram e estão com situações mais crônicas.”

Os sinais, segundo Amanda Brito, podem ser a irritabilidade e sentimentos que começam a interferir na funcionalidade do dia a dia dos pacientes.

A maneira como você executa a sua rotina normal já pode ser um sinalizador, quando aquele sentimento permanece por tempo demais ou traz algum prejuízo. Mas é preciso experimentar, perceber que a identificação com o profissional é uma coisa muito importante, que não existem soluções mágicas e a psicoterapia é um processo. A psicoterapia ainda é vista como um tabu, há muitas coisas que se fala, de que quem procura psicólogo está doido. Mas eu penso que isso está melhorando muito, hoje as pessoas estão procurando o psicólogo com maior frequência e a psicologia já está inserida em diversos campos.”

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O psicólogo Alfredo Morais, que já atua há 11 anos e possui uma clínica, ressaltou a importância de se pensar sobre o valor do psicólogo.

“Trabalhei em hospitais, em clínicas e fui fazendo minha carreira, e é muito importante celebrar o dia do psicólogo, em meio aos tabus e preconceitos sobre quem trata da saúde mental. A nossa comemoração marca exatamente o dia 27 de agosto de 1962, quando começou através da lei 4.119 a história da Psicologia em regulamentação no Brasil.”

Para ele, nessa época pandêmica é interessante ressaltar que o atendimento psicológico se tornou absolutamente necessário por conta do que a pandemia trouxe para a saúde mental das pessoas, sentimentos como o medo, o pânico, a dor de perder um ente querido, além da compreensão do que está acontecendo.

“Tudo isso mexe com o comportamento nesse período. Na minha clínica, nós sempre trabalhamos com muito cuidado. Lá eu trabalho muito com invisibilidade e com o horário absolutamente marcado. Nós não temos fila de espera, mesmo antes da pandemia, isso favoreceu o aumento da chegada de mais clientes sabendo que a gente já estava com todos os cuidados possíveis. Então realmente houve um aumento e também houve aumento em atendimentos online”, afirmou.

Alfredo Morais esclarece que a psicologia promove o autoconhecimento e um tratamento sistêmico. “Vai atuar exatamente como local neutro do seu conhecimento, do que está acontecendo em nível da sua cabeça, para que a gente possa lhe direcionar e possa fazer com que você compreenda a sua história. O dia 27 de agosto traz entendimento da profissão e da importância da Psicologia. Nós estamos num momento excelente para a psicologia, porque é o momento onde a saúde mental foi afetada, em um momento onde só esse profissional conhece os caminhos da psique.”

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários