Saúde

Pais de pacientes protestam na recepção do HEC por não conseguirem agendar cirurgias

Moradora da cidade de Inhambupe, Crispina Santos Pinheiro informou que a filha faz tratamento no local desde 2011, mas toda vez que precisa fazer a marcação enfrenta dificuldades.

Laiane Cruz

Na manhã desta quarta-feira (3), pais de pacientes que buscam a marcação de cirurgias no Hospital Estadual da Criança (HEC), se indignaram e protestaram na recepção da unidade hospitalar, por conta do atendimento prestado no local.

De acordo com o eletricista Edvaldo Lima Silva, já tem três meses que ele tenta marcar a cirurgia do filho por telefone e não consegue. Hoje, ele esteve no hospital, pois foi informado por funcionários de que a marcação seria presencial, porém chegando lá ficou sabendo que seria somente através da central telefônica.

Foto: Maylla Nunes/ Acorda Cidade

“Tenho três meses aqui tentando marcar uma cirurgia e não consigo resposta. Quando atende aqui já manda direto para a central de marcação. Já fiquei até uma hora e meia aguardando na ligação até cair. Meu filho está com um pedido de urgência do posto do bairro, fomos na Secretaria e deram o contato do telefone do Hospital da Criança. Você liga e não atende. Aí fiquei sabendo que seria presencial, quando cheguei aqui disseram que era por telefone. Já perdi dois dias de trabalho, pois sou eletricista”, reclamou.

Outro pai que se revoltou com a situação, Anderson Almeida disse que já completou um ano tentando agendar um procedimento e também não consegue.

Foto: Maylla Nunes/ Acorda Cidade

“Tem um ano eu tentando marcar uma cirurgia para a criança, que está necessitando, sofrendo em casa, e a gente tentando por telefone e não consegue de maneira alguma. Na segunda-feira, eu estive aqui, e a moça falou que era ponto facultativo, que era para vir hoje, que iria marcar presencialmente. Chegamos aqui e tem várias famílias, desde as 3h da madrugada, e até agora não tem uma explicação e ninguém chegou pra dar uma solução. Depois que a gente se manifestou e ameaçou chamar a imprensa, eles colocaram um cartaz que é só através de telefone e nós estamos ligando aqui e eles não atendem”, relatou.

Foto: Maylla Nunes/ Acorda Cidade

Moradora da cidade de Inhambupe, Crispina Santos Pinheiro informou que a filha faz tratamento no local desde 2011, mas toda vez que precisa fazer a marcação enfrenta dificuldades.

“De uns cinco anos pra cá, os ramais de telefone que eles deram não estão atendendo. Todo dia de marcação está tendo isso, não é a primeira vez que acontece.”

Mãe de gêmeos, Quitéria Souza dos Santos veio de Araci para realizar a marcação presencial, pois foi avisada que isso iria ocorrer nesta quarta-feira.

Foto: Maylla Nunes/ Acorda Cidade

“Eu vim aqui há 15 dias e semana passada vim novamente para saber se tinha marcação com cirurgião pediátrico. Eles disseram que era só uma vez por mês, no primeiro dia útil de cada mês, mas que segunda-feira não iria ter, só hoje, dia 3. Eu perguntei se não tinha nenhum número de telefone, por eu morar no interior, e eles disseram que só era presencial. Quando foi hoje que eu cheguei aqui, só era por telefone. Eu cheguei aqui às 6h. Eu tenho gêmeos e eles têm hérnia iguinal, e estão precisando de cirurgia urgente. Já passei por um cirurgião em Salvador, que mandou eu vir pra cá porque eles nasceram aqui, e quando chego está nessa situação. Pra mim é uma revolta, por ser um hospital referência, muito bem falado, e quando chego aqui hoje está desse jeito”, desabafou.

Foto: Maylla Nunes/ Acorda Cidade

O Hospital Estadual da Criança (HEC) esclareceu em nota que os agendamentos das consultas ambulatoriais da unidade não são realizados presencialmente, em consonância com as medidas de combate à Pandemia da Covid-19, onde deve ser evitado todo tipo de aglomeração.

De acordo com a nota, a Marcação de Consultas no Ambulatório do HEC deve ser realizada através de contato com a Central de Marcação, pelos números (75) 3602-0505 ou (75) 3602-0339, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

"O HEC é uma unidade de referência em atendimento de média e alta complexidade em toda Bahia e, por isso, recebe ligações de todo o Estado. Contudo, todos os esforços estão sendo feitos para busca de soluções", afirmou na nota. 

O hospital não explicou, porém, por qual razão os telefones não atendem às chamadas e por que os pais foram avisados de que a marcação iria ocorrer hoje de forma presencial.  

 

Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade. 

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