A reportagem do Acorda Cidade foi solicitada na manhã desta segunda-feira (27) por moradores do bairro Irmã Dulce, em Feira de Santana, que reclamaram da falta de médicos na Unidade Básica de Saúde (UBS).
Segundo eles, os profissionais estão sem trabalhar há cerca de quatro meses, e todos os dias quando buscam atendimentos, recebem a informação que ainda não há previsão de retorno dos médicos.
Mara da Conceição de Jesus, contou que precisou marcar uma consulta na Policlínica do George Américo.
“Já tem cerca de quatro a cinco meses que não tem médico aqui. Eu tive que marcar uma consulta para o George Américo, tive que pagar um carro para me levar, até porque eu fiz cirurgia tem pouco tempo, não posso estar caminhando muito, mas eu precisava de atendimento, então minha filha conseguiu uma vaga lá”, disse.
Maria Marques dos Santos, moradora do bairro há mais de 30 anos, contou à reportagem do Acorda Cidade que esse tipo de problema nunca aconteceu.
“Eu já moro aqui no bairro Irmã Dulce há mais de 30 anos e nunca aconteceu da gente ficar esse tempo todo sem médico, já são quatro a cinco meses dessa forma. Não tem médico, não tem mais dentista, teve uma vez que eu passei a manhã inteira aguardando atendimento, as pessoas estão ficando doentes e não tem um médico para atender, eu por exemplo estou com exames lá na minha casa para apresentar ao médico, já vai passar do tempo, e pela explicação que o pessoal fala aqui, parece que eles não estão vindo porque não estão recebendo dinheiro, não sei exatamente qual é o problema”, relatou.
O que diz a Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa à comunidade do bairro Irmã Dulce que a unidade de saúde local continua a realizar todos os serviços. Desde o início do ano foram 20.332 procedimentos e atendimentos realizados.
São consultas médicas e odontológicos, nutricional, de enfermagem, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros atendimentos essenciais à população que ocorrem de forma ininterrupta.
No entanto, gostaríamos de esclarecer que, devido a uma mudança na estrutura da unidade, estamos apenas com um médico atendendo. A partir do dia 05 de dezembro, chegam três novos profissionais.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram