Saúde

Paciente de Feira com pneumonia aguarda há 13 dias por regulação para unidade do estado

De acordo com a Secretaria de Saúde, até esta segunda-feira (28), 44 pacientes aguardavam em UPAs e policlínicas municipais.

Paciente de 57 anos internado na Upa da Queimadinha (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal

O paciente Hilário Carneiro de Jesus, 57 anos, está internado desde o dia 17 de novembro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha, em Feira de Santana.

Segundo a filha, Juliana Ferreira de Jesus, o pai contraiu uma pneumonia bacteriana e necessita com urgência de uma transferência para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

“Meu pai necessita com urgência ser transferido para o Clériston. Ele se encontra na UPA da Queimadinha desde o dia 17, com pneumonia. Já recorri a várias pessoas pedindo ajuda para essa transferência, mas até o momento ele está aqui. Ele precisa ser transferido, para tomar os remédios adequados”, solicitou a filha.

Paciente de 57 anos internado na Upa da Queimadinha (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, até esta segunda-feira (28), 44 pacientes aguardavam em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais por uma regulação para hospitais de referência do estado.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.

Com informações da jornalista Maylla Nunes e da Secom de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários