Saúde

Ortopedista e fisioterapeuta citam cuidados para prevenção de lesões no Carnaval

Períodos de repouso e boa alimentação ajudam a proteger o organismo nos dias de folia,

Acorda Cidade

Dias seguidos de festa, noites perdidas, caminhadas prolongadas e longos períodos em pé fazem do Carnaval uma verdadeira maratona. Todo esse esforço pode favorecer a ocorrência de algumas lesões e reativar dores pré-existentes. Tendinites, dores musculares e na região lombar estão entre as mais comuns nesse período, de acordo com o ortopedista do Hospital Cárdio Pulmonar, Vinícius Aleluia.

“É importante que os foliões estejam com o condicionamento físico em dia. É uma semana exaustiva, com alimentação, hidratação e sono insuficientes. O desgaste muscular é grande e o cansaço e a fadiga favorecem as lesões. O risco para os sedentários, idosos e pessoas com excesso de peso é ainda maior”, afirma o médico.

Para aproveitar a festa sem sobrecarregar pés, pernas e joelhos, o ortopedista orienta que haja períodos de repouso. “Uma manhã de sono bem dormida ajuda a evitar um desgaste ainda maior”, orienta. A lista de cuidados deve incluir também a realização de alongamentos.

Calçados
 

Para Vinícius Aleluia, outro ponto importante é a escolha do calçado adequado. O ideal é o uso do tênis que, além de prevenir entorses de tornozelo, absorve melhor o impacto e protege contra lesões nas unhas e fraturas nos pés. Para as mulheres, os vilões são os saltos que prejudicam o equilíbrio e aumentam a possibilidade de torções e quedas.

É preciso ter atenção redobrada na hora de escolher o calçado, evitando chinelos e sandálias rasteirinhas. “Eles não protegem os pés das irregularidades do solo e não têm o amortecimento necessário, para diminuir a sobrecarga articular ascendente”, a dica é do fisioterapeuta Bruno Moitinho, da clínica de Atenção Integral à Saúde da Central Nacional Unimed em Salvador.

Na verdade o melhor é não usar salto alto, nem mesmo os do tipo plataforma, para evitar torções nos joelhos e tornozelos. “Um passo em falso, em um salto alto, pode gerar uma lesão no tornozelo, por exemplo”, alerta o fisioterapeuta.

Além disso, vale lembrar que permanecer longos períodos em pé, caminhando e dançando de salto alto, exige muito da musculatura e da articulação do joelho e do quadril. Para quem vai curtir o Carnaval na praia, todo cuidado é pouco com a areia fofa. “Irregular ela pode causar quedas e
torções, além de exigir muito do joelho, quadril e do coração", ressalta o especialista.

Atrás do trio elétrico

Para os foliões que vão brincar em blocos e terão de pular e dançar atrás do trio elétrico durante horas, a dica é fazer uma preparação muscular prévia, para que os joelhos e quadris suportem tamanha exigência.

“A preparação física prévia é fundamental, assim como o cuidado com pisos irregulares e escorregadios, para evitar quedas e torções", enfatiza Bruno Moitinho.

Os foliões e também quem trabalha durante a folia momesca devem controlar e respeitar seus limites, cuidando do corpo e da mente. “Afinal após o Carnaval, a vida segue seu fluxo e os cuidados com a saúde são importantes em todas as épocas do ano”, ensina.

 

Automedicação

O alerta vai também para os riscos da automedicação. “Nesse período festivo, algumas pessoas fazem uso de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares sem a devida orientação médica. Esta prática pode ocasionar reações adversas e danos adicionais ao organismo, especialmente quando combinada ao uso de bebidas alcoólicas”, completou o especialista Vinícius Aleluia

Dicas para quem vai brincar

– Escolha o calçado adequado, tênis ou calçados ortopédicos.

– Prefira meias confortáveis e leves; as de algodão são as melhores porque absorvem suor e protegem o pé de fungos e bactérias.

– Também preste atenção ao elástico da meia, que não deve apertar os pés ou as pernas.

– Prepare sua musculatura, principalmente coluna, abdômen, quadril e joelhos.

– Corte as unhas retinhas e não muito curtas, se a unha estiver encravada, recorra a um profissional especializado, antes da folia, para não piorar o quadro (uma unha dolorida muda a biomecânica da pisada e sobrecarrega até a coluna).

– Limpe e proteja os pés. Para quem transpira muito, é recomendado se valer de antissépticos e caprichar na higienização dos sapatos (fechados ou abertos).

– Não use o mesmo sapato em todos os dias de festa e deixe-os ao sol sempre que possível, depois de higienizá-los.

Para quem vai trabalhar

– Todos os cuidados anteriores

– O descanso, assim como o preparo físico é fundamental para suportar a longa e intensa jornada de trabalho.

Leia também:

Cirurgião cardiovascular alerta sobre cuidados para manter o coração saudável no Carnaval

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários