Saúde

Operadoras de planos de saúde terão de implantar Ouvidorias

Objetivo é melhorar relacionamento das empresas com seus beneficiários. Retorno ao cidadão dever ser feito no prazo máximo de sete dias úteis

Acorda Cidade

A partir de agora, as operadoras dos planos de saúde terão que implantar Ouvidorias vinculadas à suas estruturas organizacionais, anunciou na quarta-feira (3) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante audiência pública conjunta das comissões de Seguridade Social e Família; de Fiscalização Financeira e Controle e a de Defesa do Consumidor damara dos Deputados.

A determinação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar, em norma que será publicada nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU). A medida, disposta na Resolução Normativa nº 323, visa beneficiar os usuários dos planos de saúde na medida em que pode reduzir os conflitos entre operadoras e consumidores. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as ouvidorias devem ser capazes de responder as demandas no prazo de sete dias úteis.

“A esta iniciativa, soma-se a análise coletiva dos processos que dará mais rapidez ao trabalho, além da notificação de investigação preliminar que, em 2012, conseguiu resolver 78% das queixas de usuários dos planos de saúde”, anunciou o ministro da Saúde

O prazo para criação das Ouvidorias é de 180 dias para as operadoras com número igual ou superior a 100 mil beneficiários e de 365 dias para as que tenham menos de 100 mil beneficiários. as operadoras de planos de saúde com menos de 20 mil beneficiários e as exclusivamente odontológicas – com até 100 mil beneficiáriosnão necessitam criar essas Ouvidorias, podendo apenas designar um representante institucional junto à ANS. As informações são do Ministério da Saúde.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários