Saúde

Núcleo Regional de Saúde explica por que Feira não recebeu novas doses da vacina

CIB informa que parte das doses que deveriam vir para Feira deverá ser distribuídas para outros municípios

Laiane Cruz

O diretor do Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Feira de Santana, Edy Gomes, informou hoje (10) que novas doses da vacina contra o coronavírus devem chegar à Bahia entre a quarta e quinta-feira da semana que vem. E até lá será formada uma nova Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) do estado da Bahia para decidir se mantém ou amplia a meta de 85% de cobertura vacinal para que os municípios possam receber as novas doses.

Nesta quarta-feira (10), Feira de Santana não recebeu nenhuma das 178.600 doses da vacina Coronavac, que foram distribuídas às cidades baianas. De acordo com Edy Gomes, o governo alegou que o município não atingiu os 85% preconizado pelo Ministério da Saúde. No entanto, segundo a informação passada pela prefeitura é que não houve uma atualização do sistema e a cidade já teria ultrapassado a meta, atingido 90% da cobertura vacinal da população.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Nós não temos um número exato de quantas doses viriam para Feira, pois essas doses ficaram retidas a nível central, então a gente não sabe informar o quantitativo. Mas nós recebemos para a região de Feira 2.380 correspondentes a 12 municípios apenas, que atingiram os 85% preconizado pela CIB ontem. O município de Feira já conseguiu atingir, segundo o secretário [de Saúde, Edval Gomes]. Entretanto, é liberado a partir de um Sistema Nacional de Imunização (Si – PNI) e lá ainda não consta essa cobertura”, afirmou o diretor do NRS.

Ele explicou ainda que esse sistema é controlado pelo Ministério da Saúde, e isso está acima do município e do estado. “Existe uma atualização, que é comum, natural, por conta da internet e a atualização de dados, isso é esperado. Porém, não é o governo que determina segurar essas doses. É realizada na Comissão Intergestora Bipartiti, onde estados e municípios sentam e deliberam todas as ações de saúde a serem implantadas dentro do seu território. Essa reunião aconteceu de forma extraordinária ontem, com a participação da ampla maioria dos municípios e lá foi decidido que iriam receber apenas os municípios que atingiram 85% de cobertura referente à primeira dose. Nós já recebemos e já entregamos aos municípios”.

Edy Gomes ressaltou ainda que nesse momento o Núcleo busca calcular não apenas o quantitativo de doses a serem recebidas, mas o percentual de cobertura das doses já recebidas e aplicadas.

Em nota enviada à imprensa nesta tarde, a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB) confirmou que durante reunião extraordinária realizada ontem determinou que a Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) enviasse as vacinas apenas para os municípios que administraram, no mínimo, 85% das doses recebidas, conforme o percentual de primeiras doses utilizadas, e que Feira de Santana até o momento só teria administrado até ontem (9) 71,63% das doses recebidas.

Assim como ocorreu com outros municípios que também não atinigiram a meta, parte das doses que deveriam vir para Feira deverá ser distribuídas para outros municípios que atingiram a meta, e a outra metade será direcionada para o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição – CEADI – para envio aos municípios à medida em que forem atingindo a meta de 85%.

Veja a nota da CIB na íntegra:

A Comissão Intergestores Bipartite da Bahia – CIB, no uso das suas atribuições que lhe confere o inciso I do art. 14-A da Lei nº 8080, 19 de setembro de 1990, e tendo em vista o quanto decidido na Reunião Extraordinária no 034/2021, do dia 9 de março de 2021, aprovou as recomendações aos prefeitos e secretários municipais de saúde para a vacinação contra a COVID – 19 em sua primeira fase e determinou que a SESAB faça a dispensação da 7ª remessa de vacinas apenas para aqueles municípios que já tiverem administrado, no mínimo, 85% das doses recebidas (considerando o percentual de primeiras doses utilizadas, conforme registro no bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/ no dia 09/03/2021).

A CIB determinou ainda, que as doses de vacinas dos municípios não habilitados (com taxa de aplicação abaixo de 85%) terão a seguinte destinação: 50% serão encaminhadas para os municípios que administraram 90% ou mais, para evitar interrupção da vacinação, e 50% serão direcionados para o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição – CEADI – para envio aos municípios à medida em que forem atingindo a meta de 85%.

O município de Feira de Santana está entre os 194 municípios baianos com taxa de aplicação da primeira dose abaixo de 85%, não estando, portanto, elegível para receber a nova remessa, conforme determinação da CIB. Até o dia 09/03, o município de Feira de Santana aplicou apenas 71,63% das doses recebidas. O sistema eletrônico de informação da vacinação é alimentado pelos próprios municípios, sendo estes responsáveis pelo envio dos dados consolidados.

Ressalta-se que essa medida foi pactuada entre os 417 secretários municipais de saúde da Bahia, incluindo a Capital e a Gestão Estadual, em reunião da CIB com a participação da representação municipal de Feira de Santana.

A CIB considera a medida necessária para reduzir a grande quantidade de doses ociosas de vacina que permanecem sem uso nos municípios e, dessa forma, ampliar a vacinação na Bahia, nos municípios mais eficientes.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários