Ney Silva
A vacina pentavalente que está com estoque reduzido há 30 dias em Feira de Santana e que as doses que estavam sendo repassadas aos postos de saúde não foram em quantidade suficiente, deverá ser distribuída a partir da próxima sexta-feira (17). A previsão é da sanitarista Maria do Carmo Campos que está respondendo interinamente pelo setor de imunização do Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Feira de Santana. De acordo com ela, o núcleo responde por 28 municípios e 22 municípios pegam a vacina diretamente com o núcleo.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“Mesmo com a nota de desabastecimento do Ministério da Saúde, a gente no mês passado conseguiu distribuir ainda 28% da vacina e só recebemos 1.300 doses. Acreditamos que até sexta-feira vamos receber uma nova cota. Não sabemos ainda a quantidade, mas, para o mês a gente precisa receber cinco mil doses para abastecer os pedidos do município em situação regular. Hoje temos uma demanda reprimida por causa desse desabastecimento. Sabemos que o que será recebido não vai ser suficiente para em um momento só conseguir regularizar a situação vacinal das crianças que anda estão em atraso”, frisou.
Maria do Carmo relatou que a vacina pentavalente é destinada para principalmente crianças menores de um ano. No sistema básico ela é uma vacina recomendada em três doses, aos dois quatro, e seis meses de vida. É uma vacina muito importante porque protege contra coqueluche, difteria, tétano, hepatite B e doenças causadas por A Haemophilus influenza tipo B.