Saúde

Neurologista defende a Medicina Natural para promoção da saúde integral

A maior parte dos problemas de saúde começa com uma inflamação crônica de baixo grau que é provocada por maus hábitos como sedentarismo, níveis altos de estresse, alimentação inadequada, uso em excesso de açúcar e de sal.

Acorda Cidade

Mudanças de hábitos simples são capazes de evitar doenças, como Alzheimer, Parkinson, AVC, tumores cerebrais, esclerose múltipla, diabetes, hipertensão e tantas outras. A maior parte dos problemas de saúde começa com uma inflamação crônica de baixo grau que é provocada por maus hábitos como sedentarismo, níveis altos de estresse, alimentação inadequada, uso em excesso de açúcar e de sal. Reduzir essa inflamação é vital para diminuir o risco de desenvolver patologias, mesmo havendo predisposição genética. “A isso se dá o nome de epigenética. Ou seja, não somos vítimas indefesas da hereditariedade”, alerta o neurologista Italo Almeida.

Foto: Divulgação

Um estilo de vida mais saudável – incluindo a prática de exercícios físicos regulares, de meditação, peso ideal, redução do consumo de álcool – pode mudar a expressão dos genes. “Nosso comportamento tem mais influência que os genes no aparecimento das doenças”, defende o diretor técnico da clínica Neuro Integrada. Para além das calorias, o especialista defende que o que comemos é um poderoso modulador do nosso DNA. Uma alimentação adequada previne doenças e é fundamental no tratamento de desequilíbrios já instalados no organismo.

A base da pirâmide alimentar anti-inflamatória é composta por frutas, legumes e hortaliças. Quem decide reduzir o consumo de carboidratos refinados, açúcar, alimentos processados e com muito sódio só tem a ganhar no quesito saúde. A recomendação dos especialistas é consumir mais frutas, verduras, ervas e temperos. E menos sal. “O cérebro é um órgão que sofre a influência de tudo que acontece em nosso corpo. Se aumentamos a oferta de nutrientes de melhor qualidade, ele reduz a possibilidade de grande número de doenças, inclusive a depressão”, destaca Almeida.

Apesar de simples, conseguir se adaptar a essas mudanças no cardápio e no estilo de vida não é algo tão fácil. É um caminho desafiador, mas que trará saúde e leveza. E não só na balança. “Todo mundo que desintoxica o organismo melhora a saúde em algum aspecto”, garante Almeida.

Foto: Divulgação

Sobre a NEURO INTEGRADA:

Com o propósito de aliar a Neurologia às Práticas Integrativas em Saúde nasceu a Neuro Integrada. A clínica oferece acompanhamento multidisciplinar com médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas. Barras de Access, Reiki, técnicas de respiração, Constelação Familiar e até hipnose são recursos que podem fazer parte do tratamento. “Saúde é consequência do fortalecimento da nossa energia vital”, defende Almeida. Com 37 anos de formado – 18 deles dedicados à Medicina Natural – o diretor técnico da Neuro Integrada é especialista em Neurologia (desde 1989), com formação em Medicina Ayurvédica e em Medicina Natural pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha (2010), e tem se dedicado à promoção da saúde, ao invés de focar sua atuação clínica em doenças.

Como conhecimento é poder, o neurologista – que já ministrava cursos de formação para profisisonais da área de saúde interessados em aprender mais sobre Saúde Integrativa – lança agora um convite para quem quer cuidar melhor do próprio bem-estar. A Jornada Vida Saudável Integrativa promoverá conhecimento e práticas cotidianas para quem busca investir no autocuidado.

Os facilitadores do curso são médicos, que foram professores da disciplina Terapias Complementares em Medicina, na Unifacs, com vasta experiência na área da Medicina Natural. Além de Italo Almeida, o gastroenterologista Luiz Queiroz estará compartilhando saberes e experiências bem sucedidas com a prática clínica. Com carga horária de 8 horas (dividida em duas manhãs de sábados), a jornada terá aulas online ministradas através da plataforma Google Meet. O conteúdo gravado poderá ser acessado no período de três meses.

Diferente do curso destinado a profisisonais de saúde, a jornada terá um tempo maior dedicado para perguntas e esclarecimentos de dúvidas dos participantes. “Informação faz a diferença. Nosso objetivo é, com base em conhecimentos científicos, proporcionar mais consciência para que um número maior de pessoas possa fazer melhores escolhas em prol da saúde”, conclui Almeida.

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários