Prevenção contra o AVC

Neurocirurgião explica principais causas do aneurisma cerebral e formas de prevenção

De acordo com o médico, o aneurisma cerebral é mais comum do que se imagina e acontece quando uma artéria que carrega o sangue para o cérebro sofre alterações. Esta artéria fica machucada, podendo se romper e causar o AVC hemorrágico.

Rachel Pinto

No último fim de semana, a morte do ator Tom Veiga, intérprete do Louro José há mais de 20 anos e que trabalhava com apresentadora Ana Maria Braga, deixou muitas pessoas tristes e chamou a atenção para o aneurisma cerebral, problema de saúde que causou a morte de Tom. Ele foi encontrado morto no domingo (1º) em seu apartamento no Rio de Janeiro e de acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML), divulgado ontem (2), a causa da morte foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, provocado por um aneurisma cerebral.

O neurocirurgião, Rui Nei Araújo, em entrevista ao Acorda Cidade explicou o que é o aneurisma cerebral, suas formas de prevenção e principais fatores de risco.

De acordo com o médico, o aneurisma cerebral é mais comum do que se imagina e acontece quando uma artéria que carrega o sangue para o cérebro sofre alterações. Esta artéria fica machucada, podendo se romper e causar o AVC hemorrágico.

O médico frisou que alguns fatores podem favorecer alterações das artérias são a hipertensão arterial, diabetes e maus hábitos de vida.

“A primeira causa do aneurisma são os maus cuidados consigo mesmo. Se o paciente não se cuida, não tem hábito saudável, já ajuda a formar. Pessoas que têm hipertensão arterial e não tratam adequadamente, esta é uma das principais causas de formação do aneurisma e de rompimento da artéria porque o sangue fica batendo com muita pressão no vaso e ele vai propiciando a formação desse aneurisma. Quem tem pressão alta tem que tomar muito cuidado, fazer atividade física para normalizar, se necessário usar medicamento, cuidar da alimentação para não formar um aneurisma. Cigarro e bebida alcoólica são fatores de risco para fragilizar este vaso sanguíneo e aumentar a chance de formar um aneurisma. Pacientes que consomem grande quantidade de gordura, não têm uma dieta balanceada apresentam fatos de risco. As gorduras entopem os vasos sanguíneos e o sangue precisa vencer esse entupimento com maior pressão. Quando ele passa com maior pressão aumenta a chance desse aneurisma. Há outros fatores de risco que são pouco menos frequentes que estes citados, mas é importante que as pessoas fiquem atentas porque se tiverem pressão alta, diabetes, essas condições fragilizam, machucam a parede do vaso sanguíneo”, frisou.

Na opinião do neurocirurgião, Rui Nei Araújo, o equilíbrio é fundamental para que as pessoas tenham hábitos mais saudáveis e evitem aa formação de um aneurisma. Ele informou que quando a artéria não se rompe, é mais fácil o tratamento do paciente. No entanto, quando há o rompimento do vaso, de dez pacientes, quatro morrem, quatro ficam sequelados e apenas dois sobrevivem sem sequelas.

“É uma doença catastrófica quando a artéria rompe, mas se não romper pode ser tratado e o melhor de tudo é evitar. Basta cuidar da qualidade de vida, não precisa radicalizar. Muitas pessoas abandonam tudo e fazem dietas milagrosas que até funcionam, mas depois de um tempo não aguentam manter e voltam pior. Se usarem o equilíbrio na vida, se cuidarem, tiverem uma boa alimentação, não fumarem, buscarem as medidas simples e o controle do diabetes, controle da pressão alta, diminuem muito a chance de ter um aneurisma”, concluiu.

O médico salientou que é interessante que os pacientes possam mudar os hábitos para melhores e assim terão benefícios durante toda a vida.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários