Rachel Pinto
Um comportamento que vem sendo visto por algumas pessoas, neste momento importante de vacinação que vem como uma grande esperança para combater a covid-19, é que há quem esteja com receio de se vacinar por medo de reações comuns às vacinas e também aqueles que estão escolhendo vacinas como se escolhe um produto no supermercado. O secretário municipal de saúde, Marcelo Britto, em participação no programa Acorda Cidade desta quarta-feira (16), chamou atenção para a situação da escolha de vacinas e pediu que as pessoas que tem direito a se vacinar, tomem a que estiver disponível.
Na opinião dele, o importante é garantir a imunização.
O secretário destacou sobre a cobertura das vacinas em relação às variantes da covid-19 e o fato de que cientistas estão fazendo as verificações diversas, sobretudo sobre a variante Delta que é originária da Índia.
“Os cientistas estão debruçados para fazer essa verificação e não há resposta cientificamente definida se essas vacinas atuais têm cobertura para isso. Mas, o que é muito importante para a população é que é que tome a vacina. Não entra na discussão se a vacina pega a variante Delta ou não pega. Vacine-se, no mínimo vai ter uma grande cobertura para a maior parte do vírus e outra coisa, não escolham vacinas. Eu vi várias pessoas, perguntando nas filas qual vacina tem. Não escolhemos, eu não escolhi e nem o prefeito. Todas têm um grau de proteção, têm um grau razoavelmente alto. Não façam escolhas de vacinas, peguem a primeira que tiver disponível”, enfatizou.
Ainda de acordo com o secretário, estudos já apontam que a sociedade deverá conviver com o vírus da covid-19 durante algum tempo e é possível que a vacinação contra a doença futuramente seja como ocorre com a vacinação da gripe e aconteça em determinados períodos.