Mudanças na direção do Fundo Municipal da Secretaria de Saúde de Feira de Santana teriam motivado o atraso no pagamento do repasse feito pelo órgão à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), informou nesta terça-feira (20) a secretária da pasta, Cristiane Campos.
A Apae anunciou ontem (19) que todos os atendimentos feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS) estavam suspensos, devido ao atraso do pagamento dos recursos referente ao mês de maio. A verba, segundo a entidade, é carimbada pelo Ministério da Saúde e repassada através da prefeitura.
De acordo com a secretária Cristiane Campos, após uma nova diretora assumir o Fundo Municipal de Saúde na semana passada, alguns pagamentos ficaram atrasados. Porém, hoje a situação já começou a ser normalizada. Ela justificou ainda que inconsistências em documento apresentado pela Apae à Secretaria de Saúde também contribuíram para a demora na liberação do dinheiro.
“O documento retornou ao prestador, ele corrigiu e reapresentou. Foi feita uma nova conferência, viu-se que estava em conformidade, e encaminhou para pagamento no nosso setor financeiro. Além disso, exatamente na semana passada, tivemos a nomeação da nova diretora do Fundo Municipal de Saúde, e com isso ficamos sem realizar alguns pagamentos. Ontem no final da manhã, o diretor da Apae esteve no setor financeiro, perguntando sobre o pagamento, e um funcionário explicou que tivemos um atraso com a nomeação de uma nova diretora e ficamos impossibilitados de realizar o pagamento, mas até esta terça, iriam receber”, explicou a secretária.
Ela enfatizou que a verba repassada à Apae é de direito da entidade, e a secretaria não fica com nenhuma parte do dinheiro.
“Ontem no final da tarde vimos que a Apae já tinha anunciado essa paralisação. Mas ele (o diretor) foi avisado previamente que o pagamento seria realizado hoje. Inclusive essa verba é direito deles, pelos serviços prestados, que vêm do Ministério da Saúde, e não ficamos com recurso algum, repassamos depois de ser conferida toda a documentação necessária.”
Quando às verbas que estão atrasadas desde o ano 2020, a secretária Cristiane Campos destacou que o período foi anterior à sua gestão, mas que o caso será apurado e o pagamento será feito.
Questionada sobre os constantes atrasos nos pagamentos dos salários aos funcionários terceirizados pelas empresas S3 e Imaps Saúde, a secretária informou que existe na Secretaria de Saúde um setor de auditoria que acompanha esses contratos.
Diante de mais uma reclamação de funcionários sem receber o salário de maio pela S3, a secretária de saúde, Cristiane Campos, declarou que a empresa já foi notificada.
“A prefeitura já repassou recursos para a empresa. Fizemos pagamentos a eles tanto no dia 9 de junho quanto no dia 12 de junho. Ontem quando tivemos conhecimento do atraso notificamos a empresa, que nos respondeu que estaria efetuando o pagamento ainda essa semana. Temos um setor específico que acompanha os contratos com as organizações sociais, como a S3 e a Imaps, que é uma auditoria”, disse.
Leia também: Sem receber recursos do SUS, Apae suspende atendimentos à população
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram