Acorda Cidade
A mudança brusca da temperatura sempre afeta aqueles que já possuem algum problema respiratório. A situação é sempre percebida pelo Programa Municipal de Asma e Rinite (ProAr) de Feira de Santana, que registra aumento pela procura do serviço principalmente por crianças.
Os ácaros e mofo também são fatores potenciais para desencadear uma crise de asma ou rinite alérgica. Por isso, para evitar o risco, os pais devem manter o ambiente arejado.
“A casa não deve ficar fechada, porque isso facilita a proliferação de ácaros, vírus e bactérias. É preciso manter portas e janelas abertas para a circulação do ar”, orienta a pneumopediatra, Rosa Argentina.
Durante crises de asma o paciente deve procurar uma policlínica ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O programa atende apenas casos de asma grave, que necessitam de tratamento prolongado. Estes casos são encaminhados pela unidade básica de saúde.
O atendimento é oferecido pela Prefeitura de Feira de Santana, no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda, início da rua Geminiano Costa – em frente ao novo complexo educacional.
As informações são da Secom de Feira de Santana.