Vacina contra a covid-19

Mesmo com 1ª dose suspensa, Feira de Santana continua aplicando 2ª dose da Oxford e CoronaVac

Nesta terça-feira (25) podem ser vacinadas com a 2ª dose pessoas com 57 anos ou mais nas UBS e USF e profissionais de saúde no CSU. A vacinação contra a covid-19 ocorre das 8 às 17h.

Gabriel Gonçalves

No final da tarde desta segunda-feira (24), todas as vacinas contra a Covid-19, para aplicação da primeira dose, foram suspensas no município de Feira de Santana, por falta de estoque.

Nesta terça-feira (25) podem ser vacinadas com a segunda dose pessoas com 57 anos ou mais, nas UBS, e USF e profissionais de saúde, no CSU. A vacinação ocorre das 8 às 17h.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a enfermeira Joana Mara, responsável pelo atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Caseb, informou que a aplicação para segunda dose continua normalmente, seja para aqueles que receberam o imunizante da CoronaVac, quanto da Oxford/AstraZeneca.

 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

"Estamos realizando a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, nas UBS, tanto a vacina da Oxford, quanto a vacina da CoronaVac. Porém o que é que acontece? A partir do momento em que a gente abre essas vacinas, precisamos contemplar todas essas doses, precisamos administrar da melhor forma, para que nenhuma dose seja perdida, ainda mais em tempos de pandemia. Muitas vezes, as pessoas reclamam porque o processo é montar uma lista, colocar o nome desta pessoa e quando completar aquele quantitativo, abrir o frasco para aplicar a vacina", explicou.

Ainda de acordo com Joana Mara, todos os dias na unidade está sendo aplicada a segunda dose, dentro do horário de atendimento.

"Estamos aqui normalmente aplicando a segunda dose daquelas pessoas que precisam completar o ciclo de imunização. A vacina da Oxford, a gente tem até 48h após aberta e cinco pessoas são vacinadas com um frasco, já a vacina da CoronaVac, são 10 pessoas, então podemos dizer que aqui na Unidade, não temos nenhum tipo de dificuldade em realizar esse procedimento, o que acontece muitas vezes, é o contato daquela pessoa está errado, o número não condiz com o que está no cadastro, por isso temos essas pequenas dificuldades em encontrar as pessoas. Hoje a grande procura está sendo mais pela vacina da Oxford, porque há um bom tempo que nós não estamos recebendo vacinas da CoronaVac, então de um certo tempo para cá, as pessoas foram imunizadas com a vacina da Oxford e por isso, existe essa grande demanda na procura", concluiu.

Leia também 1ª dose: Terminam as doses das vacinas na UniFTC e secretaria distribui senhas para próxima rodada de aplicações

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários