Cuidado com a Saúde

Médico neurologista alerta os principais cuidados para evitar o AVC

De acordo com o especialista, quanto mais rápido este paciente for encaminhado para uma unidade de saúde, mais fácil será o tratamento.

Médico Neurologista
Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

Apenas no ano de 2020, mais de 99 mil pessoas morreram vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Brasil. Os dados são do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Uma doença que acomete mais os homens, e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

O médico neurologista Tarsis Farias participou na manhã desta quinta-feira (16) no Programa Acorda Cidade. Durante a entrevista, ele explicou a diferença entre o AVC isquêmico e o AVC hemorrágico.

“O AVC ou também derrame como é popularmente conhecido é divido em duas categorias, o isquêmico, quando se tem obstrução de algum vaso que leva o sangue para o cérebro e que é mais prevalente, e temos o hemorrágico quando se tem um sangramento intracraniano. Então o isquêmico vai provocar uma lesão naquela região do cérebro com falta de sangue nos neurônios relacionados aquela região, e com isso gera a perda de forças de um lado do corpo, dificuldades para falar, dificuldades para enxergar, então todos estes sintomas estão ligados ao AVC isquêmico”, explicou.

De acordo com o neurologista, quanto mais rápido este paciente for encaminhado para uma unidade de saúde, mais fácil será o tratamento.

“A gente chama a atenção da população para estes primeiros sintomas. Ao perceber isso, este paciente deve ser encaminhado ao hospital, posto de saúde, o mais rápido possível, para que seja avaliado por um médico e um hospital habilitado irá tratar toda a situação. Hoje nós temos uma chamada janela de tempo para que os tratamento sejam realizados, então por exemplo, existe uma medicação endovenosa, mas este medicamento só pode ser aplicado dentro de até quatro horas, após os primeiros sintomas, após este período, não terá mais efeito. Então sentiu algum sintoma? Já buscar atendimento de forma imediata”, informou ao Acorda Cidade.

O que pode causar um AVC?

Segundo o médico Tarsis Farias, existem ‘n’ motivos que causem um Acidente Vascular Cerebral.

“A mais importante de todas, é a questão da hipertensão arterial que deve ser controlada, ela é uma das principais causas do AVC. Porém a gente também tem o tabagismo, uso excessivo de álcool, obesidade, colesterol alto, mas são coisas que eventualmente a gente pode mudar, ou seja, podemos evitar, mas existem aqueles casos que realmente são fatores genéticos, histórico na família, mas é importante que possamos ter uma saúde pública controlada, porque desta forma, podemos reduzir os números desta doença”, disse.

Quais são as prevenções?

Para o neurologista, o passo mais importante neste momento, é modificar os cuidados com a saúde, obtendo uma qualidade de vida.

“É importante que as pessoas tenham o reconhecimento destes sintomas quando acontecerem de forma aguda, e devem ser encaminhadas com brevidade para um hospital sem perder tempo. As pessoas devem olhar para a sua saúde de forma mais cuidadosa, pensando em que hábitos podem ser modificados, porque podem mudar a qualidade de vida e evitar que estes problemas possam acontecer. Então é necessário cessar o tabagismo, começar a fazer exercícios físicos de forma mais regular, controlar os fatores de risco como diabetes, colesterol e procurando grandes especialistas que temos aqui em Feira de Santana”, concluiu.

Ouça a entrevista na íntegra:

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários