Covid-19

Médico explica telemedicina, modalidade de atendimento autorizada por lei e praticada em Feira durante pandemia

A telemedicina é um videoatendimento em que o médico entra em contato com o paciente para fazer as orientações, ouvir as queixas e, caso seja necessário, emitir receita e atestados.

Acorda Cidade

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que autoriza o uso da telemedicina enquanto durar a crise no novo coronavírus. Em Feira de Santana essa modalidade de atendimento já está sendo praticada. Segundo o médico Roberto Margotti, gestor da clínica Dr. Saúde Centro Médico, a telemedicina é um videoatendimento que o médico entra em contato com o paciente para fazer as orientações, ouvir as queixas e, caso seja necessário, emitir receita, atestados.

Em entrevista ao Acorda Cidade, ele destacou que se o médico, ao ouvir as queixas, achar que precisa de um acompanhamento presencial, ele vai orientar o paciente. Roberto Margotti disse ainda que não são todas as especialidades que se encaixam na modalidade. Na clínica em que ele é gestor, o teleatendimento começou com orientações sobre o novo coronavírus e depois foi ganhando novas especialidades.
.

“A gente começou a teleorientação com o coronavírus, pois notamos que tinham muitos pacientes com sintomas, a população estava assustada e não sabia se procurava a emergência ou ficava em casa, então a gente ofereceu esse serviço para a população para identificar fatores de risco e orientar. Depois a gente implantou atendimento de clínica médica, muitos idosos fazem as consultas e a gente consegue resolver sem o paciente sair de casa. Posteriormente oferecemos também otorrino com a teleconsulta e tem a resposta muito boa com pacientes que tem queixas respiratórias que se assimilam com quadros gripais”, destacou ao Acorda Cidade.

O médico acrescentou que as especialidades continuam sendo implantadas. Cardiologia, neurologia e psicologia também entraram para o serviço de teleatendimento na clínica em que ele é gestor. Roberto Margotti destacou que psicologia está com atendimento gratuito, pois a clínica entende que aumentou muito a ansiedade na população devido ao momento de incertezas que estamos vivendo.

O médico Roberto Margotti acrescenta ainda que a resposta a esse serviço tem sido muito boa, com resolução de muitos problemas de saúde sem o paciente precisar se expor saindo de casa. Ele destaca que a clínica aderiu a telemedicina quando enxergou que poderia ajudar os pacientes com comorbidades e problemas de saúde que realmente precisam ter um cuidado maior.

Para o teleatendimento, basta o paciente entra no nosso site da clínica, escolher a especialidade e agendar dia e horário. Após isso, de acordo com o médico, o atendimento entrará em contato para passar orientações, confirmar dados e no horário marcado o médico ligará para o paciente via videoconferência no WhatsApp, documentará tudo no prontuário e se for necessário vai solicitar exame, prescrever receita, tudo assinado digitalmente para facilitar a vida do paciente evitando q ele se exponha. 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários