Dia Mundial do Câncer

Médico destaca importância do tratamento do câncer quando o diagnóstico é precoce

Para Gustavo Mota, a celebração desse dia em combate ao câncer, traz um alerta para a população de que é importante realizar os exames com frequência.

Ney Silva e Gabriel Gonçalves

O Dia Mundial de Combate ao Câncer celebrado nesta quinta-feira (4), é uma inciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) criada em 2005. A data tem como objetivo aumentar a conscientização e educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer, assim evitando muitos óbitos.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o médico radio-oncologista, Gustavo Mota explicou que nos últimos anos, a palavra câncer está sendo cada vez mais desmitificada, por conta do diagnóstico precoce, dando início ao tratamento da doença.

"O nome câncer já assusta muita gente, porque muitas pessoas ainda ligam a doença com a morte, mas essa interpretação está sendo modificada no últimos anos, porque o diagnóstico tem sido mais precoce e os resultados dos tratamentos, também estão sendo melhores. Então com o avanço da radioterapia, quimioterapia, cirurgia, o paciente já consegue vencer essa doença. O câncer é um aglomerado de serva que perdeu a organização celular através do seu crescimento celular e de repente teve uma desorganização no seu DNA, a serva passou a perder a função normal, ela começa a se multiplicar, formando um tumor que a gente chama de neoplasia maligna, um tumor aglomerado de servas desorganizadas que perdeu a função naquele órgão, ou naquele tecido", explicou.

Atualmente, o tipo de câncer mais comum entre a sociedade é o câncer de mama e de próstata. De acordo com o médico Gustavo Mota, câncer de pulmão e colo retal, são os tipos de doenças mais graves que podem levar a óbito.

"Os tipos de câncer mais comuns podem depender do sexo. O da mulher é o de mama e do homem, o da próstata. Temos também o câncer de pele, ele que é muito comum, mas não entra na classificação do risco de óbito. Mas é preciso ter cuidado com o câncer de pulmão por exemplo, é uma doença que traz mais mortes, além do colo retal. São cânceres letais e que não trazem sintomas para o paciente e quando são diagnosticados, já estão em uma fase mais avançada, difícil de serem curados", destacou.

Consumo de drogas lícitas podem provocar o câncer

O alto consumo de álcool e cigarro podem influenciar no surgimento do câncer. Segundo Gustavo Mota, a quantidade de gordura em excesso também podem provocar no surgimento da doença.

"Os hábitos de vida podem ter uma grande influência no surgimento da doença. Hoje temos a relação do cigarro, consumo do álcool em excesso e quando o indivíduo se alimenta de grande quantidade de gordura. Isso pode provocar uma probabilidade maior de ter o câncer, então são fatores ambientais que influenciam ao surgimento da doença, assim como a genética que é uma questão preponderante ao surgimento do câncer", disse ao Acorda Cidade.

Crianças com câncer

Segundo o médico radio-oncologista, o surgimento do câncer ainda na fase infantil, pode ser relacionada à alterações genéticas.

"Temos visto na prática esse surgimento da doença nessa faixa etária, mas esses tipos de cânceres, geralmente estão ligados à alterações genéticas, ou podem ser relacionados a consumos de medicamentos que a mãe fez durante a gravidez. Além desse fator, é possível também que tenha influência com o consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação, mas não é muito comum acontecer esse tipo de doença nessa faixa etária", afirmou.

Para Gustavo Mota, a celebração desse dia de combate ao câncer, traz um alerta para a população de que o câncer existe e que está presente na vida de cada um. Por esse motivo é importante realizar os exames com frequência, para que cada caso seja diagnosticado precocemente e o tratamento seja feito antes que a doença possa entrar em estado avançado.

"É muito importante lembrar essa data porque traz esse alerta para a população de que o câncer existe e que e ele estar presente em nossa vida. Hoje é difícil você encontrar alguém que não tenha algum familiar, amigo com câncer. Então devemos ficar atentos ao diagnóstico precoce, sempre realizando exames, porque se tiver alguma suspeita, deve ser investigada, e sendo descoberto de forma precoce, o resultado do tratamento é muito diferente para quem deixa o tratamento para depois", finalizou.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários