Daniela Cardoso e Ney Silva
Profissionais da área de enfermagem que atuam em unidades de saúde da Bahia, especialmente hospitais de Salvador, estão afastados de suas atividades por causa da Covid-19. A informação é da diretora de Sindicato dos Enfermeiros da Bahia Tatiane Araujo. Ela esteve no Hospital Geral Clériston Andrade acompanhando a presidente do Sindsaúde, Ivanilda Brito, para verificar as condições de trabalho dos Servidores da unidade neste momento de pandemia.
Segundo Tatiane Araújo, que é integrante do Comitê de Controle da Covid-19, mais de 70 profissionais de enfermagem foram afastados por causa da doença. Já com relação aos profissionais de saúde, incluindo outras especialidades, ela informa que o número de contaminados já chega a 1.063 em toda a Bahia.
“É um número muito preocupante, pois isso significa que as condições de segurança e trabalho estão frágeis e esses trabalhadores estão se contaminando. Mas nas unidades de saúde que já visitamos, a maioria tem dado o atendimento devido, tem feito a testagem e afastado os profissionais com resultado positivo para a covid-19”, afirmou.
A presidente do Sindsaude, Ivanilda Brito, informou ao Acorda Cidade que o objetivo da visita ao HGCA foi verificar como está o fluxo de entrada de pacientes com covid-19 e como está a disponibilidade e uso dos EPIs para os trabalhadores.
“Diante dessa crise que estamos vivendo tem todo um protocolo a ser seguido, então estamos verificando como está o leito do paciente, os espaçamentos na recepção de um paciente para o outro. Aqui no Clériston não vimos nada fora do padrão, tudo está conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde”, informou.