Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde aponta que os refrigerantes e sucos artificiais –pó dissolvido em água– são alimentos comuns a dieta da população brasileira. De acordo com os dados, 42,1% dos brasileiros com idades entre 18 e 24 anos consomem refrigerantes quase todos os dias.
Entre os adultos, sem especificar idades, a pesquisa mostra que os refrigerantes e sucos artificiais são consumidos cinco vezes ou mais por semana por 27,9% dos brasileiros. De acordo com o ministério, esse índice é superior ao registro no ano de 2008, quando 24,6% dos entrevistados afirmaram beber esses produtos ao menos cinco vezes por semana.
A pesquisa destacou ainda que as versões light ou diet do produto não são tão requisitadas, com apenas 15% da população optando por elas.
Quando ao leite consumido pelo brasileiro, a pesquisa mostra que a versão integral é a mais requisitada, com 58,4% da população apontando como a preferida. O índice é superior ao registrado em 2006, quando 57,4% da população preferia leite integral aos desnatados e semi-desnatados.
O estudo foi feito com base em entrevistas telefônicas 54.367 pessoas. As informações são do Uol