Acorda Cidade
A população de Feira de Santana que sofre de hipertensão e diabetes já podem adquirir os medicamentos gratuitamente. Os remédios começaram a ser disponibilizados nesta segunda-feira (14) e, até o momento, mais de 200 pacientes compareceram à unidade da Farmácia Popular, localizada na rua Barão do Rio Branco, 715, bairro Pilão.
Segundo o farmacêutico da unidade, João Carlos Prado, desde o início da distribuição a procura tem sido muito grande. “A obtenção dos remédios gratuitamente tem atraído muitas pessoas desde a divulgação do Programa do Governo Federal “Aqui Tem Farmácia Popular”. O atendimento na nossa unidade dobrou, mas temos alguns medicamentos que ainda não estão sendo disponibilizados”, explica.
Para o aposentado Givaldo Bezerra da Silva, o fornecimento dos medicamentos facilitou muito a sua vida financeira. “Estou achando ótimo. Antes eu gastava muito com remédios, agora meu dinheiro já começou a sobrar”, conta.
Segundo Zemira de Oliveira, que sofre de hipertensão e diabetes, a ajuda para obter os remédios gratuitamente tem sido muito boa. “Já consegui alguns medicamentos para hipertensão, mas estou aguardando a chegada de outros”, afirma.
Atualmente, a comunidade feirense tem acesso a 14 tipos de medicamentos para hipertensão e diabetes: Atenol 25mg, Captopril 25mg, Enalapril 10mg, Furosemida 40mg, Glibenclamida 5mg, Hidroclorotiazide 25mg, Metformina 500mg, Metformina 850mg, Metildopa 250mg, Metildopa 500 mg, NIfedipino 20mg, Propanolol 40mg e Verapamil 80mg.
Para ter acesso aos medicamentos é necessário apresentar um documento com foto, CPF e a receita médica. Em Feira de Santana, há 18.050 pacientes diabéticos e hipertensos cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As informações são da Secom