Acorda Cidade
Atualizada às 8:46
Desde às 5h30 desta sexta-feira (21) pessoas com 58 anos ou mais formaram uma longa fila para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, na UniFTC, no bairro SIM, em Feira de Santana. Além da quantidade de pessoas em pé, também haviam vários veículos, causando congestionamento no local, uma vez que o estacionamento da instituição estava fechado.
Inicialmente estavam sendo vacinadas pessoas com 59 anos ou mais, e por volta das 8h40 a idade baixou para 58.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
A vacinação iniciou às 8h e segue até às 17h, por ordem de chegada. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Estão sendo aplicadas doses da vacina Pfizer. É a primeira vez que essa vacina é aplicada no município. Antes a imunização estava ocorrendo apenas com CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.
Fotos: Paulo José/Acorda Cidade
Ideval Martins chegou às 5h30 e disse que já tinha gente na fila. Ele declarou ao Acorda Cidade que estava preparado para passar o tempo que fosse preciso para sair vacinado.
“Se a gente sair à noite a gente está no lucro. O importante é sair vacinado, mas acho que umas 9h já devem estar liberando a gente”, disse.
Na fila desde às 5h, George Vitor questionou por que a vacinação não é feita 24 horas por dia e reclamou da fila.
“Madruguei aqui às 5h da manhã, e quero aproveitar o espaço para fazer uma crítica aos nossos governantes. Por que isso não é realizado 24 horas? A gente precisa passar por essa humilhação aqui na fila. Em Salvador já faz em 24 horas e esperamos que o nosso prefeito e nosso secretário se manifestem. Estamos aqui nesta humilhação, esperando nossa vez", reclamou.
Secretário Marcelo Brito acompanhou a vacinação | Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Sobre a possibilidade de ampliar o horário de vacinação, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Brito, informou ao Acorda Cidade que o horário será ampliado apenas se houver necessidade.
Segunda dose
A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) ressalta que a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 segue normalmente no município.
“Os idosos devem se vacinar em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação atestando que recebeu a primeira dose da vacina. Os trabalhadores da Saúde continuam sendo vacinados na Unidade Básica de Saúde do CSU (Centro Social Urbano), bairro Cidade Nova. É necessário comprovar o vínculo de trabalho em uma instituição de saúde. Os autônomos devem levar uma autodeclaração que comprovem sua atuação na área”, informa.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade