Rachel Pinto
Nesses quase dois anos de pandemia de covid-19, a população ficou bastante atenta aos cuidados com a higienização e como eliminar vírus e bactérias de forma geral. A máscara passou a ser um acessório indispensável, assim como o álcool em gel e os detergentes tornaram-se grandes aliados da limpeza das casas de muitos brasileiros. A preocupação em evitar o contágio pelo vírus criou uma cultura de que é necessário buscar se proteger mais e também ter mais consciência com o cuidado com a saúde.
Em entrevista ao podcast Escuto Cá entre Nós, o biomédico paulista, especialista em saúde pública, Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria, comentou sobre esse comportamento da sociedade e deu também dicas de como continuar combatendo a covid-19 e também outras doenças. Um exemplo simples e do dia a dia que ele apresentou foi a constante dúvida de muitas pessoas: É correto lavar o frango antes cozinhar? O especialista afirma que não.
O costume de lavar o frango, utilizar vinagre e tamém limão, segundo ele, não tem nenhuma eficácia para eliminar as bactérias. Ele comenta que o processo de lavagem de alimentos como carne e frango, só fazem acumular água e trazer um ambiente propício para a proliferação das bactérias. O biomédico alertou também para o cuidado com os ovos. Deu várias de dicas de manuseio e armazenamento.
Variante Ômicron da covid-19
Dr. Bactéria falou também sobre a variante Ômicron da covid-19 e como combatê-la.
De acordo com ele, muito tem se falado que somente máscaras específicas previnem o contágio pela variante, mas na opinião dele, só o fato das pessoas continuarem usando máscaras de tecido com três camadas de proteção, já ajuda bastante.
Sobre higienizar embalagens de alimentos para evitar contaminação pela covid-19, ele contou que não é necessária essa atitude.
Foto: Arquivo Pessoal
“Para combater a covid deve-se seguir com o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão que já inativam o vírus, preferir locais arejados e continuar com a vacinação. Não precisa higienizar as embalagens. Pode-se passar um paninho com detergente em enlatados, não por causa do coronavírus, mas porque pode ter passado um ratinho e tal e tem o risco de doenças, como a leptospirose”, acrescentou.
Veja todas as explicações do Dr. Bactéria ouvindo o nosso podcast.