Saúde

Justiça determina recontratação de mais de 1.700 médicos cubanos 

Na decisão, o desembargador entendeu que a liberação da contratação é importante para a saúde pública brasileira,

Justiça determina recontratação de mais de 1.700 médicos cubanos 

A recontratação de profissionais cubanos do Programa Mais Médicos foi autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, na noite de sexta-feira (27). A decisão é assinada pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão. O pedido foi apresentado pela Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições Estrangeiras e Intercambistas.

A medida terá que ser cumprida pelo governo federal, que já havia manifestado interesse de recomeçar o programa. A decisão judicial acelera as etapas, porque permite que todos os 1.789 cubanos demitidos, em 2018, após declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de que iria revisar as regras, sejam recontratados e retornem ao Brasil.

Na decisão, o desembargador entendeu que a liberação da contratação é importante para a saúde pública brasileira, especialmente de regiões de mais difícil acesso, pois uma das características do programa é destinar o efetivo de médicos para áreas mais vulneráveis onde, em via de regra, muito profissional de saúde prefere não trabalhar devido à precariedade, de equipe e insumos.

Fonte: Bahia Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José Reis

Ele voltou, o L voltou novamente. Não perde tempo e não disfarça. Está tão rápido que ninguém poderia imaginar. Voltou mostrando a que veio. Isto é só o início desafiando todo o Brasil.

Bahiano médico na Argentina

Votei em Lula,mas ele tá cometendo um erro gravíssimo trazendo de volta esse pessoal da ilha ditatorial comunista.
Quem pode provar que eles são médicos realmente? E se não forem? Eu já fui vítima de gravíssimo equívoco na UPA em Feira de Santana, provocado por esses cubanos.

Tudo errado

Foi provado que que os citados médicos eram (tipo escravos) de cuba onde eles não poderiam trazer a família p Ca , onde o dinheiro pago não era repassado p eles justamente. Lula está fazendo tudo novamente como nós brasileiros não soubéssemos de nada. Lembro que antes de Bolsonaro assumir quem tirou os cubanos do Brasil foram eles mesmos. Em 2018 Ministério da Saúde transferia ao órgão o valor de R$ 11.520 por profissional. A Opas repassa aos contratados cubanos cerca de R$ 3.000. A diferença fica com o governo de Cuba. Injusto demos mais de 7bilhões ao governo cubano. Isso é justo???

Rafaela

Bem lembrado, infelizmente o Brasileiro não tem memória, e o gado somos nós.

João Carlos

Viva o Brasil, mas dinheiro para a ditadura cubana