Saúde

Julho verde: médico fala sobre a importância do combate ao câncer de cabeça e pescoço

Ele afirmou que o câncer de cabeça e pescoço engloba o câncer de boca, de garganta, de glândulas salivar, de pele e de tireoide.

dr leonardo rios
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o Brasil, neste ano de 2024, é de que surjam 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo nessa soma os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe. Se somarmos o câncer de pele melanoma, que também atinge a região da cabeça e pescoço, o número sobe para 48.530. Por isso, a Campanha Julho Verde intensifica os alertas sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer, que, na região da cabeça e pescoço, pode chegar ao índice de 90% de cura, se tratado precocemente.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

O médico-cirurgião Leonardo Rios, que é coordenador do serviço de cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, destacou em entrevista ao portal Acorda Cidade, que esses tipos de câncer são muito comuns. Ele afirmou que o câncer de cabeça e pescoço engloba o câncer de boca, de garganta, de glândulas salivares, de pele e de tireoide e explicou as especificidades de cada tipo.

Sintomas

  • Câncer de cavidade oral – os sintomas são feridas na cavidade oral ou manchas esbranquiçadas ou avermelhadas que não cicatrizam em três semanas.
  • Câncer de garganta – tem como sintoma dor na deglutição, aparecimento de feridas nas amídalas, rouquidão, dor pra engolir.
  • Câncer de tireoide – aparecimento de nódulo. O paciente passa a mão na região da frente do pescoço e percebe o nódulo.
  • Câncer de pele – é aquela ferida que não cicatriza ou uma mancha preta que não desaparece ou vem crescendo ou coçando nas últimas semanas.

Fatores de risco

O médico explicou que cada tipo de câncer tem fatores de risco específicos.

“O principal fator de risco do câncer de pele é a exposição ao sol. Temos aqui na nossa região de Feira de Santana uma população de pele mais clara e uma população lavradora que é exposta ao sol diariamente. Muitas dessas pessoas são expostas sem uma proteção adequada, sem uma vestimenta adequada, então a ausência dessa proteção junto ao hábito de vida favorece o aparecimento das lesões de pele”, explicou.

Com relação ao câncer de pescoço, outro fator de risco citado pelo médico Leonardo Rios é o tabagismo, que, segundo ele, pode provocar o câncer de cavidade oral.

“O cigarro é o principal fator de risco, mas temos outros fatores de risco, como as próteses dentárias mal adaptadas, que machucam a gengiva. Isso pode provocar câncer. A má higiene oral é outro fator de risco. Na garganta temos outro fator de risco que é o vírus HPV, que é transmitido através do sexo oral, então medidas de proteção utilizando preservativos reduzem o risco de HPV”, alertou durante entrevista ao Acorda Cidade.

Outro fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço citado pelo cirurgião é o uso do álcool.

Público com maior incidência

Conforme o médico-cirurgião, a faixa de risco com maior incidência para esses tipos de câncer são homens a partir dos 50 anos. Os tabagistas também estão mais suscetíveis ao desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço. No caso dos tumores malignos de tireoide, ele informou que a incidência é maior em mulheres.

Tratamento

O tratamento também vai variar de acordo com o local do câncer. O médico explicou que os tumores de cavidade oral e garganta são tratados inicialmente através da cirurgia e, em seguida, é feita uma análise se há necessidade de um tratamento através de radioterapia e quimioterapia.

No caso dos tumores de tireoide, Leonardo Rios informou que o tratamento é basicamente cirúrgico e alguns pacientes farão o iodo radioativo. Já o câncer de pele, a maioria deles, é tratada através da cirurgia.

O médico ainda destacou a importância de sempre buscar um especialista e manter os exames em dia, já que quanto mais cedo o diagnóstico, melhores serão as chances de cura.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários