Gabriel Gonçalves
O idoso Jonatas Almeida Cerqueira de 65 anos, está internado desde ontem (18) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha em Feira de Santana. Em entrevista ao Acorda Cidade, o filho Márcio Silva Cerqueira explicou que ele foi diagnosticado com um tumor no cérebro, necessitando de uma cirurgia com urgência. Segundo Márcio, o número da regulação já foi disponibilizado, mas segue no aguardo de uma vaga em uma unidade hospitalar.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"Meu pai foi diagnosticado com um tumor muito grande no cérebro, já fomos em um médico particular, ele nos deu a prescrição para que meu pai fosse encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), porque a cirurgia dele é de urgência e corre risco de morte. Ele precisa de uma regulação para fazer esse procedimento ", disse.
Ainda segundo Márcio, a direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), informou que a unidade está sem o equipamento necessário para realizar a cirurgia.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"O pessoal ligou para o Clériston e informaram que não tem o material para fazer esse tipo de cirurgia. Agora estão falando que o equipamento que faz o corte no crânio está quebrado e não tem previsão para conserto, foi por isso que trouxemos o meu pai aqui para a UPA da Queimadinha e agora, o pessoal daqui está querendo que a gente saia da unidade. Estão querendo que a gente assine uma documentação para retirar o paciente daqui, sendo que já estamos com o número da regulação, mas temos que aguardar o estado autorizar a transferência para outro hospital e meu pai não está mais podendo esperar. Ele está sentado, está lúcido, mas temos informações que a qualquer momento ele pode ter uma hemorragia no cérebro e morrer", lamentou.
De acordo com UPA da Queimadinha que é administrada pelo Instituto InSaúde, o paciente foi acolhido na unidade e aguarda a regulação a ser feita.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Central de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e teve a seguinte resposta:
"Foi feita uma solicitação hoje pela manhã à Central Estadual de Regulação em nome do paciente citado. A Central já está buscando uma unidade que possa atender o perfil do paciente".
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade