Feira de Santana

Instituto Med Imagem completa 10 anos e oferece cursos de formação para médicos especialistas em diagnóstico por imagem

O Instituto está abrindo a 11ª turma para profissionais que desejam se especializar no diagnóstico por imagem.

Atualizada em: 16h11

Gabriel Gonçalves

O Instituto Med Imagem de Feira de Santana completou 10 anos de fundação neste ano de 2022. Para celebrar todos os anos de existência, o Instituto está abrindo a 11ª turma para profissionais que desejam se especializar no diagnóstico por imagem.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (16), o médico e especialista em diagnóstico por imagem, Marcos Gomes, com foco na área de ultrassonografia, deu maiores informações sobre o curso.

Foto: Divulgação/Med Imagem

"No início de 2011, nós tivemos um convite através de alguns colegas de Salvador para iniciar um treinamento de ultrassonografia de alguns colegas que se formavam e que não tinham tido acesso a residência médica. A partir disso, nós montamos uma estrutura, já tínhamos uma experiência inicial de ensino na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), onde eu passei três anos ensinando na área de radiologia e também na residência em Salvador, no Hospital Irmã Dulce. Aproveitamos este tempo de experiência, essa expertise, para fazer os treinamentos e agora em fevereiro de 2022 acabamos de completar a décima turma, então assim, a gente está no marco hoje, iniciando uma nova etapa. O 11º ano que se inicia onde a gente já formou mais de 70 ultrassonografistas aqui na região com qualidade, com expertise e com muita consciência do trabalho que a gente vem fazendo", informou.

Foto: Divulgação/ Med Imagem

De acordo com o médico, o treinamento tem duração de quatro anos.

Foto:Maylla Nunes/Acorda Cidade

"Esse é um treinamento teórico-prático que também funciona como uma pós-graduação porque ao final do treinamento, o médico ele soma-se esse tempo para adquirir ou fazer a prova de especialista junto ao Colégio Brasileiro de Radiologia. Então vale como uma pontuação, como uma carga horária como qualificação, que se soma ao tempo exigido que é de quatro anos de prática ou dois anos de treinamento seguidos para poder está atuando em instituições que tenham o relacionamento com o Colégio Brasileiro de Radiologia. Até o ano passado, a gente tinha um credenciamento junto com a Santa Casa de Misericórdia e formava os médicos que ao final do treinamento recebiam o título de especialista em ultrassonografia, dois anos de treinamento após participar de uma prova, mas com a Covid, isso acabou se esvaindo porque a Covid acabou nos atingindo em cheio, e o serviço foi descontinuado lá na Santa Casa. A gente trouxe esses serviços hoje para dentro do nosso Instituto e esse serviço, esse esse treinamento, faz parte de uma carga horária que habilita o colega a receber no final de quatro anos de prática, ou seja, um ano de treinamento e mais três anos de prática supervisionado ou assinado por um membro do Colégio para realizar o título de especialista", explicou.

Foto: Divulgação/ Med Imagem

Ainda segundo o especialista Marcos Gomes, cerca de 30% dos médicos formados no estado da Bahia possuem acesso à residência médica.

"Neste ano, a gente inicia um novo projeto maior, chamado ImedEnsino que é o Instituto Medimagem de Ensino, onde a gente foca inicialmente na ultrassonografia mas abre já alguns outros tipos de treinamentos que estamos no projeto para seguir, já que a Bahia hoje forma mais ou menos 1.500 médicos por ano e o acesso à pós-graduação a residência médica, é restrita a mais ou menos 25 a 30% desses médicos. Então de 70 a 75% desses médicos, ficam sem ter uma qualificação de nível de pós-graduação e nós oferecemos esse tipo de qualificação aqui a partir de agora com foco inicial na ultrassonografia e evoluindo para as outras áreas das especialidades médicas", concluiu.

Para outras informações: @imediensino ou imediensino.com.br

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários