Acorda Cidade
O infectologista Antônio Bandeira, que atua na Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Divisa), alerta para os riscos da transmissão da covid-19 entre pessoas que vivem numa mesma casa. De acordo com ele, o mais importante é todos mantenham os cuidados contra o vírus e que as pessoas que fazem parte do grupo de risco evitem o contato mais próximo ou desprotegido com quem está indo à rua com frequência.
Antônio Bandeira, frisou também que grande parte das contaminações, ocorrem em momentos em que as pessoas tiram as máscaras e confraternizam. Ficam próximas e se alimentam em conjunto.
“Às vezes tem um adolescente que sai e aí tem um contato desprotegido fora de casa. Ele traz o vírus e então aí temos muitas transmissões intradomiciliares”, disse.
O infectologista destacou que o vírus pode ser pego na rua, como também dentro de casa e que é importante que as pessoas do grupo de risco como idosos, inclusive usem máscaras dentro de casa, para se protegerem de uma possível contaminação provocada por um familiar que trouxe o vírus da rua.