HPV atinge 65% das mulheres na primeira relação sexual

Infecção prevalente em jovens de até 25 anos, o HPV – papilomavírus humano – contamina cerca de 65% das mulheres do mundo logo na primeira relação sexual. De acordo com a ginecologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) Elsa Gay, aproximadamente 32% das mulheres e 47% dos homens brasileiros iniciam a vida sexual antes dos 14 anos, idade em que nem sempre já tiveram informações sobre os riscos de doenças sexualmente transmissíveis.

O HPV é uma doença tipicamente feminina, mas um dos vetores mais fortes de transmissão é o homem. "Estudos internacionais, envolvendo brasileiros, mexicanos e norte-americanos, mostraram que 73% dos brasileiros estudados apresentaram o DNA do vírus", explica a ginecologista.

Noventa por centro das mulheres infectadas por HPV conseguem erradicar o vírus em até dois anos. Quando essa erradicação não ocorre e a infecção persiste, a paciente pode vir a ter complicações – como câncer de colo de útero – e necessita de constante acompanhamento médico.O exame de papanicolau é a forma mais confiável de diagnosticar tanto o HPV quanto outras DSTs.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários