Feira de Santana

Hospital Geral Clériston Andrade recebe visita de especialista da Anvisa para fortalecer participação na Rede Sentinela

A Rede Sentinela reúne 276 hospitais em todo o Brasil, sendo apenas 58 no Nordeste e 7 na Bahia.

Hospital Geral Clériston Andrade recebe visita de especialista da Anvisa para fortalecer participação na Rede Sentinela
Foto: Divulgação

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) recebeu, nesta terça-feira (9), a visita da especialista da Anvisa, Dolly Milena Talavera Cammarota, coordenadora da Rede Sentinela. O encontro teve como objetivo fortalecer a troca de experiências, avaliar os processos de monitoramento de produtos de saúde e destacar o papel do HGCA como único hospital credenciado na Rede Sentinela com gerente de risco instituído, em Feira de Santana.

Com mais de 20 anos de experiência na Anvisa, Dolly Cammarota é especialista em regulação sanitária com extensa experiência na área. Desde 2014, lidera a Rede Sentinela, estratégia criada para monitorar a segurança e eficácia de medicamentos, equipamentos médicos, vacinas e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária após sua comercialização.

Visita reforça parceria e reconhecimento do HGCA

A gerente de risco do HGCA, Itayany Souza, recebeu a especialista e apresentou as dependências da instituição, incluindo setores estratégicos para a vigilância pós-comercialização de produtos para saúde, como a Agência Transfusional, responsável pela hemovigilância, garantindo a segurança e qualidade das transfusões realizadas no hospital.

Dolly Cammarota afirmou estar muito satisfeita com o que viu, destacando o acolhimento da equipe e a seriedade do trabalho desenvolvido no HGCA. Ela parabenizou os profissionais e a instituição pela excelência nos cuidados prestados e firmou parcerias com a gerência de risco e áreas afins para participarem do projeto “Sentinelas em Ação”, iniciativa anual que envolve todos os serviços cadastrados na Rede.

Itayany Souza ressaltou a importância dessa parceria. “Essa colaboração fortalece não apenas o HGCA, mas todos os serviços de saúde que possuem a gerência de risco como mecanismo de controle de produtos e serviços de saúde. Atuamos em áreas como Tecnovigilância, Farmacovigilância, Hemovigilância, Nutrivigilância, Biovigilância, além do cuidado com OPME, saneantes e produtos para saúde, garantindo a qualidade dos cuidados prestados.”

Rede Sentinela: Fortalecendo a segurança sanitária no Brasil

A Rede Sentinela reúne 276 hospitais em todo o Brasil, sendo apenas 58 no Nordeste e 7 na Bahia. O HGCA é o único de Feira de Santana a integrar esse grupo, reforçando seu compromisso com a qualidade e segurança no atendimento.

Principais objetivos da Rede:

  • Monitorar eventos adversos e queixas técnicas relacionados a produtos de saúde;
  • Fomentar a notificação de incidentes por meio do sistema Notivisa;
  • Aprimorar a gestão de risco nos serviços de saúde;
  • Promover pesquisas e educação continuada em vigilância sanitária.

Em 2024, a Anvisa atualizou as normas da Rede Sentinela (RDC nº 872/2024), facilitando a adesão de novas instituições. O HGCA, já credenciado, mantém compliance com as exigências, contando com Comitês de Farmácia, Núcleo de Segurança do Paciente e políticas de gerenciamento de risco.

Destaques do HGCA na Rede Sentinela

  • Único hospital de Feira de Santana credenciado;
  • Núcleo de Segurança do Paciente ativo;
  • Participação ativa no Notivisa;
  • Capacitações internas sobre vigilância sanitária.

Cristina França, diretora geral do HGCA, destacou: “Receber uma especialista da Anvisa é um reconhecimento ao trabalho sério que desenvolvemos. Estar na Rede Sentinela nos coloca em um patamar de excelência, garantindo que nossos pacientes tenham acesso a produtos de saúde mais seguros e eficazes.”

A visita reforça o compromisso do HGCA com a segurança do paciente e a qualidade assistencial, consolidando sua posição como referência em vigilância sanitária na Bahia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários