Saúde

Hospital Estadual da Criança realiza captação de rins

A enfermeira da Comissão de Doação de órgãos do HEC, Carla Starling, informou que após o diagnóstico de morte encefálica, a mãe foi orientada e autorizou a doação dos órgãos.

 

Daniela Cardoso
 
O Hospital Estadual da Criança (HEC), através da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, realizou a captação de dois rins de uma criança de um ano e três meses, que teve morte encefálica. A captação dos rins demorou cerca de duas horas
 
A enfermeira da Comissão de Doação de órgãos do HEC, Carla Starling, informou que após o diagnóstico de morte encefálica, a mãe foi orientada e autorizou a doação dos órgãos. “Nós entramos em contato com a Central de Transplante do Estado para fazer exames que testam a compatibilidade com os órgãos ofertados e depois fazer a captação para a pessoa que está à espera na fila”, explicou.
 
De acordo com Carla, o HEC não tem responsabilidade pela captação do órgão, apesar da cirurgia ser feita na unidade. “A central envia os responsáveis pela captação. O transplante está sendo feito no centro cirúrgico do HEC, mas a equipe vem da Central de Transplante do Estado”, ressaltou.
 
A enfermeira lembrou ainda que o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos foi comemorado no dia 27 do mês passado e comemorou essa doação. “A equipe está muito feliz. Sabemos a quantidade de pessoas que estão na fila a espera da doação de algum órgão. Essa família nos surpreendeu e no mínimo mais duas pessoas sairão da fila com a doação desses rins”, comemorou.
 
Essa é a terceira captação de órgão realizada este ano pelo HEC.
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários