Acorda Cidade
Na manhã de quinta-feira (28), o Hospital Estadual da Criança (HEC) realizou a solenidade de formatura da 6ª turma de residentes médicos.
O evento marcou a entrega dos diplomas aos 11 residentes em Pediatria, na modalidade Pós-Graduação Lato Sensu. O Programa de Residência Médica do HEC tem o objetivo de qualificar os profissionais nas áreas médicas de Cirurgia Pediátrica, Medicina Intensiva, Pediatria e Neonatologia, sob orientação de médicos com experiência nestas áreas.
Desde 2012, quando o programa foi implantado, o HEC já formou 44 médicos. Para a pediatra e supervisora do Programa de Residência Médica Dra. Tonya Vieira, a residência é um espaço de crescimento do profissional médico e o momento de desenvolver a vivência com a profissão.
“A sensação é de dever cumprido. Nesses dois anos de residência fizemos o nosso melhor buscando o crescimento deles, e também para os nossos pacientes. É bom frisar a importância da residência médica na vida do residente, porque em dois anos eles amadurecem o que não amadureceram em seis anos de faculdade. Isso tudo graças ao relacionamento e vivência mais íntima com o paciente. Tenho orgulho deles”, comenta.
A mais nova pediatra, Dra. Janine Elis de Almeida destacou que o período vivenciado no HEC permitiu aprendizados e a construção de uma verdadeira família.
“É muita satisfação completar os dois anos de residência. Fomos recebidos muito bem por todos os profissionais e apesar da carga horária exigente, foi muito prazeroso também. Tivemos grande apoio do Hospital, principalmente do Conselho de Residência, em nos ouvir e atender às nossas solicitações. Uma experiência que levarei pra vida e que sentirei falta dos laços que criamos”, conclui.