Saúde

Hospital Dom Pedro de Alcântara será habilitado para realizar transplante de rim

Uma reunião discutiu as demandas existentes na unidade de saúde e elaborou um cronograma de atividades até o final do ano.

Acorda Cidade

O Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) já realizou anteriormente três transplantes de rim com o Dr. Edson Pasqualin e o objetivo agora é retomar as atividades na unidade, com excelência e qualidade para os pacientes.

Para  discutir os itens necessários à adequação do Hospital para esse tipo de cirurgia, foi realizada uma reunião na manhã de ontem (07), na própria unidade, com a participação do deputado estadual Zé Neto (PT), o provedor da Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do HDPA,  Outran Borges, a diretora geral do Hospital, Sandra Peggy, e o médico cirurgião Eraldo Salustiano de Moura.

De acordo com a assessoria de comunicação do deputado José Neto, essa reunião resultou de um esforço do Estado para que a unidade de saúde se adéque as condições exigidas pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplante . O próximo passo a ser discutido com os nefrologistas da cidade de Feira de Santana será o resultado das avaliações, para que o Hospital tenha condições absolutas de realizar a cirurgia.

O encontro reforçou a reunião que aconteceu na última quinta-feira (03), na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, cujo tema foi a melhoria e a ampliação dos serviços em saúde prestados a população através do Hospital Dom Pedro de Alcântara.

O deputado José Neto informou que  já foi montado um cronograma para tratar do credenciamento de cardiologia, nas demandas referentes a radioterapia (para o tratamento do câncer) e no transplante de rins. Além disso, ele lembrou que no passado o Dom Pedro sempre foi um hospital com atendimento de alta complexidade.

“Precisamos não só retomar essa referência, como ampliá-la, pois esse resgate reconduz a unidade hospitalar a uma posição que vai, com certeza, ajudar a diminuir as demandas do Hospital Geral Clériston Andrade, no atendimento especializado e, consequentemente, melhorar o atendimento de saúde no município e na região”, enfatizou.

Na quinta-feira (10) está agendada outra reunião com a coordenação da unidade de saúde para que os encaminhamentos sejam dados.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários