Foto: Secom
As mulheres que sofrem com o aumento excessivo da mama poderão dar adeus a este problema. Na próxima segunda-feira (12), o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, vai realizar uma triagem para selecionar mulheres que apresentam um quadro mais avançado da gigantomastia e poder executar a cirurgia gratuitamente, tanto no Hospital da Mulher quanto no Hospital Geral Clériston Andrade.
As cirurgias plásticas serão realizadas no mês de setembro em parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar, Sociedade de Cirurgia Plástica e Núcleo Odungê. Quanto à triagem, os médicos vão disponibilizar uma equipe multidisciplinar para atender todas as mulheres das 7 às 11 horas, quando serão feitas imagens das mamas e os exames. Posteriormente, os médicos vão selecionar as mulheres que têm maior necessidade.
O número de cirurgias será definido com base na demanda, segundo o presidente da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus. “Muitas pessoas nos procuram com esse tipo de desvio. No último mutirão, em 2008, recebemos 120 mulheres, mas estamos pensando que este mutirão deve haver muito mais que isso”, considera. A gigantomastia chega a comprometer a saúde das mulheres e a gerar problemas na coluna, além de dores insuportáveis. Com a correção deste tipo de distúrbio, elimina-se a causa do sofrimento e a mulher pode tratar dos problemas dorsais, através de fisioterapia, RPG e terapias alternativas.
Fonte: Secom