Saúde

Hospital da Mulher em Feira de Santana recebe R$ 1,6 milhão em equipamentos e obras de ampliação

A presidente da Fundação Hospitalar Inácia Pinto dos Santos, que administra o Hospital da Mulher, Gilbert Lucas, destacou a importância dessa ampliação para o atendimento de especialistas e sobretudo de mães com parto prematuro.

Laiane Cruz

Novos investimentos foram anunciados na manhã desta sexta-feira (17) no Hospital da Mulher, em Feira de Santana, como parte das ações do governo municipal pelo aniversário de 188 anos da cidade.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Durante o evento, o prefeito Colbert Martins autorizou o início das obras de construção de um novo berçário para a unidade hospitalar, com a instalação de 12 leitos novos. Também autorizou a ampliação da Casa da Puérpera e a compra de equipamentos, com um investimento de 1,6 milhão de reais, feito com recursos próprios e fruto de emendas parlamentares.

“São equipamentos de sala de cirurgia, bisturis elétricos, equipamentos de anestesia, para ampliação de fazer mais cirurgias e também dar mais segurança para quem trabalha. No CMDI foram entregues novos equipamentos de raio-x e ultrassom para ampliar a capacidade de imagens e as ações necessárias para os serviços que dão apoio ao Hospital da Mulher", afirmou o prefeito.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ainda segundo Colbert, durante o período de pandemia todos os recursos do município estão voltados para a Covid, mas com a queda dos números foi possível investir em outras áreas.

“Como já estamos saindo da pandemia, estamos num momento em que podemos fazer alguns investimentos. Estamos dando esse passo significativo de reforço no Hospital da Mulher, e vamos estar no sábado em Humildes para dar a ordem de serviço para construção da UPA de Humildes”, disse.

A presidente da Fundação Hospitalar Inácia Pinto dos Santos, que administra o Hospital da Mulher, Gilbert Lucas, destacou a importância dessa ampliação para o atendimento de especialistas e sobretudo de mães com parto prematuro.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“É muito importante para a assistência, principalmente das mães que têm um parto prematuro e precisam de um cuidado intensivo. Quando a gente fala de berçário, a gente fala de um cuidado intensivo, que é quando o bebê precisa usar um antibiótico, um suporte respiratório, e não precisa de uma UTI Neo Natal, mas de uma unidade de média complexidade intensiva. Então essa ampliação é importante já pelo número de atendimentos que o hospital tem, com mais de sete mil partos já realizados em 2021 e 29 mil atendimentos na emergência de mulheres. Então a gente tem uma média de quase 750 partos por mês, e essa ampliação vem pra estruturar”, reforçou.

Ela salientou também a necessidade de melhoria da estrutura da Casa da Puérpera, que é o espaço onde as mães ficam, enquanto os bebês estão no berçário ou na UTI e elas não têm condições de ir e voltar todos os dias para ver os bebês.

“Elas ficam nessa estrutura, tendo alimentação e acompanhamento psicológico, então é um serviço importantíssimo. E também foram ampliados os leitos ginecológicos de cirurgia eletiva, que tem atendimento via ambulatório, onde é agendada a cirurgia com equipe técnica da unidade. Vamos estar recebendo essas cirurgias e de forma que não prejudiquem o fluxo e a rotina da obstetrícia. Como também os investimentos em equipamentos importantes para a estrutura da unidade, para assistência mais precisa, um diagnóstico de imagem. Quando a gente fala de partos prematuros, fala de ventilador, respirador, incubadora, tudo isso pra melhorar a assistência.”

Conforme Gilbert Lucas, todos os processos já estão prontos e foram passados para a equipe de licitação. “Vamos publicar nos próximos dias, tanto para a obra quanto para aquisição de equipamentos. A obra deve começar em 40 dias, já os equipamentos, isso depende muito, porque vêm de fora ou a empresa tem que encomendar, principalmente ventilador pulmonar, carrinho de anestesia. O recurso já está na conta da Fundação e já é um serviço garantido de acontecer e vamos acelerar todo o processo nos próximos dias.”

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários