Feira de Santana

Hospital Clériston Andrade terá mais 30 leitos clínicos para pacientes com covid-19

No total o hospital passará a ter 46 leitos clínicos.

Andrea Trindade

O Governo do Estado abrirá mais 30 leitos clínicos para atendimento aos pacientes com covid-19 no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana. A informação foi divulgada pelo deputado federal Zé Neto na noite desta sexta-feira (19).

Em entrevista ao Acorda Cidade, o deputado explicou que os leitos denominados amarelos, receberão pacientes à espera de leitos em UTI ou que deixaram a UTI.

Zé Neto disse ainda que os leitos devem estar disponíveis para os pacientes a partir da semana que vem. Será preciso montar uma equipe e contratar mais médicos.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Vão chegar mais leitos, mas esses de agora chamados leitos amarelos, não são os de UTI, mas não necessários quando o paciente sai da UTI para ir para esse leito e quando chega ao hospital e não precisa de UTI, o paciente vai para esse leito. Ele será tratado neste leito, com acompanhamento médico. Eram 16, serão abertos esses 30 leitos e teremos 46 leitos clínicos. Estes leitos darão suporte aos pacientes de coronavírus no pós e no pré-UTI”, informou o parlamentar ao Acorda Cidade.

Dez novos leitos de UTI

Na última terça-feira (16), o governo do estado pôs em funcionamento no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA I) mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para pacientes com covid-19. De terça para quarta-feira seis leitos foram imediatamente ocupados. No HGCA II são 40 leitos, totalizando 50. No entanto, praticamente nenhuma vaga fica disponível.

A médica neurologista e intensivista, Renata Nunes, falou sobre essa alta taxa de ocupação na unidade hospitalar e a gravidade dos pacientes internados. Segundo ela, nas últimas semanas houve um aumento considerável no número de doentes graves e da demanda por vagas de UTI. Por isso, a necessidade de abrir estes leitos em caráter emergencial. (Saiba mais)

Mais de dois milhões em emendas parados

Zé Neto disse ao Acorda Cidade que há uma verba de dois milhões e quatorze mil reais parados em Brasília há mais de seis meses. Esse dinheiro é fruto de emenda parlamentar do deputado para a abertura de um gripário por parte da prefeitura.

"Eu acho que tem que abrir uns três gripários em Feira com respirador para ter um atendimento mais específico para coronavírus, para a gente ter uma abordagem inicial do paciente com mais segurança e de forma mais certeira”, disse o deputado que lamentou a morte de um amigo que estava com covid-19. Segundo Zé Neto, ele faleceu enquanto aguardava por um leito de UTI em uma UPA.

Ampliação de leitos

Zé Neto anunciou que a partir do próximo mês ou maio uma licitação deverá ser lançada para contratar mais 150 leitos no HGCA, que vem enfrentando superlotação também com pacientes de outras enfermidades e acidentes.

“Essa foi uma semana muito difícil para Feira, e o governador Rui Costa está muito preocupado. O Hospital Clériston Andrade está totalmente lotado de covid-19, de acidentes de moto, que no fim de semana foram 19, graves, há fim de semanas que tem 34, e a gente tem vivido essa situação drástica. Conversei com Pitangueira [diretor do hospital], levei a situação ao secretário, colocamos a necessidade de ampliar o número de leitos, chamados leitos amarelos, ele conversou com a Dra Tereza. Pitangueira ajudou muito com uma montagem que ele fez dentro do hospital para encontrar espaço. Daqui há mês vai sair uma licitação para 150 leitos a mais para o Clériston.”

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários