Outubro Rosa

HGCA promove ações de alerta para prevenção do câncer mama

Segundo especialistas, quando detectado precocemente, o câncer de mama tem chances de até 95% de cura.

Acorda Cidade

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) está realizando este mês várias atividades em alusão à campanha Outubro Rosa. Segundo especialistas, quando detectado precocemente, o câncer de mama tem chances de até 95% de cura. A doença pode ser detectada em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Foto: Divulgação

Este ano, a direção do HGCA decidiu voltar as ações para os servidores da unidade, realizando exames de mamografia, cujas marcações estão sendo realizadas no Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast), e prosseguem até o final do mês. Além disso, na última segunda-feira (15), o Siast e o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) promoveram um dia especial para as trabalhadoras, com distribuição de brindes, rodas de conversa, serviços de manicure, cabeleireira, design de sobrancelhas, dentre outras atividades voltadas para o aumento da autoestima.

O GTH também realizou entrega de lenços aos pacientes internados nas unidades que fazem tratamento contra o câncer (Hospital Dom Pedro de Alcântara e Unacon). Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo através do autoexame. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Segundo Ivani Almeida, coordenadora da SIAST, a atividade foi uma forma de chamar a atenção das mulheres para auto percepção do corpo. “As trabalhadoras em saúde também precisam se cuidar, visto que muitas vezes cuidam do outro e acabam negligenciando sua própria saúde. Nosso objetivo é chamar a atenção e alertar que elas também são mulheres e precisam de cuidados”, afirmou Ivani.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários