Rachel Pinto
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) de Feira de Santana está convocando a população para doar sangue. Ontem, 25 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e em virtude da importância da data e também na queda de estoque do banco de sangue, o Hemoba está realizando ações durante a semana com o intuito de divulgar e incentivar as pessoas a serem doadoras.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A coordenadora do Hemoba, Marilene de Souza , informou em entrevista ao Acorda Cidade que a instituição precisa de todos os tipos de sangue e a situação está crítica para o fator RH negativo.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Precisamos de todo tipo de sangue aqui hoje. Geralmente sempre está crítico o estoque. A quantidade de doadores de fator RH negativo é mínima e fica muito mais crítico quando tem pacientes que estão precisando. Ainda estamos conseguindo atender sem precisar pedir apoio as outras unidades de Salvador e região”, disse.
Quem pode doar
Marilene frisou que as possas que tem entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Menores de 18 precisam estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais. Aos 69 anos de idade, pode ser doadora a pessoa a sua primeira doação tenha ocorrido antes dos 60 anos. Os doadores precisam estar em bom estado de saúde, não terem feito atividade física 12 horas que antecedem a doação, terem dormido bem e estarem alimentados.
“Pessoas que tem as sorologias positivas não podem doar, ou seja, HIV, HTLV, doenças de chagas, sífilis e hepatite. Não podem doar pessoas com impedimento temporário que fizeram uma endoscopia, por exemplo. Não podem doar durante seis meses, além gestantes e pessoas que estão apresentando sintomas de patologias. Pessoas tatuadas que colocaram piercing ou que fizeram maquiagem definitiva não podem doar durante um período de 12 meses. Devido a resposta imunológica. A pessoa é submetida a um microagulhamento, e então são várias furadas. Isso tem uma resposta imunológica e por isso aguardamos um período de 12 meses”, explicou em entrevista ao Acorda Cidade.
O técnico em informática Thiago Silva, de 37 anos, é doador de sangue há 9 anos e a cada dois meses vai até ao Hemoba para doar sangue. Ele afirmou que enxerga a sua atitude como uma forma de ajudar e cuidar do próximo e a possibilidade de salvar vidas.
“Eu tenho essa convicção de que a doação de sangue é muito importante. A cada dois meses, dentro do protocolo eu venho doar”, comentou.
O Coronel José Alberto, do Corpo de Bombeiros também esteve presente no Hemoba junto com outros membros da corporação para doar sangue e fortalecer a campanha Sangue de Heroí que é realizada pelo Corpo de Bombeiros em todos os hemocentros do estado da Bahia e locais onde há unidade sediadas do Corpo de Bombeiros.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“É importante que as pessoas doem sangue. Segundo o Ministério da Saúde, o ideal seria que de 3 a 5% da população brasileira seja doadora e a gente não chega a 2% de doadores. São aproximadamente 1,8% de doadores. É um gesto que salva vidas. Além da doação de sangue existe a doação de plaquetas e a medula óssea”, declarou.
O Hospital Estadual da Criança (HEC) também recebe nesta terça-feira (26) o Hemóvel. O ônibus ficará no estacionamento da unidade das 8h às 17h. Na quarta-feira (27) o Hemóvel estará no HGCA.
Hoje o HEC receberá o Hemóvel em suas instalações o ônibus ficará no estacionamento da unidade, das 8h, às 17 e na quarta-feira no estacionamento do HGCA.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.