Acorda Cidade
O Hospital Estadual da Criança (HEC) está entre os 204 hospitais de todo o país escolhidos para participar do projeto “Saúde em nossas mãos”, do Ministério da Saúde. O projeto tem como objetivo de reduzir em pelo menos 30% as infecções hospitalares relacionadas à assistência em saúde nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), além de reduzir gastos e fortalecer a segurança do paciente nas unidades.
A UTI Pediátrica do HEC foi escolhida para ser beneficiada pelo projeto, contando também com o suporte da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HEC.
O Ministério da Saúde informou que as unidades receberão suporte técnico, educativo e metodológico para aprimorar suas práticas de segurança pelos hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), nos próximos dois anos.
Para Livia Leite, Diretora Operacional do HEC, a participação da unidade neste projeto é muito importante, pois “teremos o apoio de um importante Programa do país, nos direcionando com sua expertise no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, objetivando maior segurança do paciente hospitalizado. Além disso, por certo nos trará benefícios para segurança dos colaboradores e também na qualidade dos serviços prestados pelo HEC para a saúde no interior do Estado”.
O processo de seleção dos hospitais ocorreu de junho a julho deste ano e contou com 391 participantes, todos voluntários. Os interessados passaram por avaliação documental, análise de critérios, além de entrevistas.
Também de acordo com o Ministério da Saúde, durante o triênio 2017-2020, participaram do projeto 120 hospitais em todo o Brasil. Juntos, 115 hospitais chegaram ao final e conseguiram evitar 7.634 infecções, economizaram R$ 354 milhões e salvaram 2.687 vidas.