Saúde

Fundação Hospitalar promove ações das campanhas 'Outubro Rosa' e 'Novembro Azul'

As campanhas têm o objetivo de facilitar o acesso de homens e mulheres a exames de prevenção contra os cânceres de próstata e de mama.

Laiane Cruz

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana realiza a partir da próxima sexta-feira (18) até o dia 31 de novembro a ações locais das campanhas nacionais ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, promovidas pelo Ministério da Saúde, e que têm o objetivo de facilitar o acesso de homens e mulheres a exames de prevenção contra os cânceres de próstata e de mama.
 
No mês de Outubro, as ações serão voltadas para as mulheres. No dia 18, serão oferecidos no Centro de Abastecimento, das 9h às 18h, atendimentos clínicos, corte de cabelo, maquiagem, orientações e entrega de panfletos, aferição de pressão e encaminhamentos para realização de exames.
 
Já no dia 19 de outubro, as ações serão realizadas no estacionamento do Hospital da Mulher, das 8h às 13h. Do dia 21 a 31 do mesmo mês, será feita uma triagem para realização de exames preventivos e laboratoriais no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), localizado na Rua Barão do Rio Branco. E nos dias 19 e 26, haverá um mutirão de mamografia no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), situado na Avenida Maria Quitéria.
 
Novembro Azul
 
A partir do dia 14 de novembro, será a vez dos homens se cuidarem. Assim como as mulheres, eles também terão direito a orientações e atendimento com o urologista, dentre outros serviços. Do dia 18 a 30, a campanha também fará uma triagem com o público masculino para realização de exames de próstata e de laboratório, no CMPC.
 
De acordo com a diretora da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, atualmente os três cânceres que mais matam no Brasil são aqueles que podem ser diagnosticados com a prevenção. São eles o de próstata, mama e o de colo de útero. Ainda segundo ela, a expectativa é que mais de 100 exames sejam feitos durante as duas campanhas. Os pacientes em que forem constatadas suspeitas serão encaminhados para médicos especialistas.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários