Saúde

Funcionários do Samu de Feira de Santana denunciam corte de benefícios e condições precárias de trabalho

Segundo funcionários, além da suspensão do vale-refeição, faltam materiais e as escalas são exaustivas.

Samu_ Foto Paulo José_Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) denunciaram nesta terça-feira (13) atrasos no pagamento do ticket-refeição, falta de materiais para trabalhar, dentre outras situações recorrentes que, segundo eles, estão tornando o trabalho cada dia mais precarizado.

Um dos funcionários informou, em entrevista ao Acorda Cidade, que desde o mês de janeiro, os trabalhadores do Samu não recebem o vale-refeição e estão com escalas de trabalho excessivas.

“Há três meses não estamos recebendo vale-refeição, desde o mês de janeiro; a escala da gente é exaustiva, nós estamos trabalhando um período de 12 horas, mas fazemos entre 14 e 15 plantões por mês, sem contar que tem dias que não temos sequer esparadrapos para trabalhar dentro das ambulâncias. Tem dias que falta gel, atadura, ou seja, o material básico. E o ex-secretário Marcelo Brito certa feita esteve aqui e disse que só estava faltando papel higiênico no Samu, para vocês terem uma noção do que estamos vivendo”, reclamou.

Samu_ Foto Paulo José_Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com o trabalhador, também são constantes os atrasos no pagamento dos salários. Além disso, os nomes dos servidores foram retirados do cartão aonde era depositado o valor do ticket-refeição mensalmente e os saldos zerados.

“Recebemos pela prefeitura o salário, agora o vale-refeição nós recebíamos em papel, passou para um cartão no nosso nome, depois tiraram nossos nomes e colocaram da Secretaria de Saúde, e suspenderam. Além disso, quem tinha saldo no cartão do vale-refeição ainda foi zerado, eles tiraram o resto que tinha. Entre outras coisas que estamos passando”, descreveu.

Outro técnico do Samu, que também preferiu não se identificar por medo de represália dentro do órgão, disse que a prefeitura mandou distribuir marmitas para os trabalhadores no horário de meio-dia, mas quem trabalha à noite não tem direito à alimentação.

“A prefeitura não fornece a alimentação para quem trabalha no plantão da noite, que é um plantão de 12 horas. No período da noite temos que trazer de casa para se alimentar”, acrescentou.

Outro técnico do Samu relatou que quando os trabalhadores buscam ajuda dentro do órgão para pedir melhorias não conseguem apoio.

“A situação daqui é precária e a gente não tem a quem recorrer. Quando a gente procura uma pessoa para resolver a gente não consegue, ninguém que dê uma solução. É só cobrança e muita pressão em cima, e quando a gente precisa de uma pessoa para dar apoio não conseguimos. Estamos com o ticket-refeição atrasado, trabalhando sem material, como esparadrapo, luva, e até medicação”, contou.

Ambulâncias paradas

Outro problema denunciado pelos trabalhadores é a precariedade de algumas ambulâncias, enquanto veículos novos que foram entregues recentemente pelo município estão parados e sem uso dentro da garagem.

“O nosso município, recentemente, recebeu cinco ambulâncias novas. Nós temos ambulâncias com 12 anos de uso, estamos trabalhando nelas, e as cinco novas estão recolhidas na garagem, não deram a providência de legalizar os veículos, transferir para o município e colocar no seguro para a gente rodar. Tem mais de 30 dias que essas ambulâncias chegaram a Feira de Santana e estão na divisão de veículos guardadas. Estão dizendo que elas estão servindo à população, mas é mentira, pois não estão”, apontou o trabalhador.

O Acorda Cidade entrou em contato com a coordenadora do Samu, Maísa Macedo, e ainda aguarda o retorno.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
RICARDO MOREIRA LIMA

Tem que denunciar todos esses pilantras e deixar de mão. Se fosse eu já tinha entregado um a um.

RATO ATÔMICO

Pior prefeito que Feira já teve ! Ano que vem tá chegando, Feira precisa de mudança urgente. Chega de Zé Ronaldo e de suas marionetes!

Edvaldo de Araújo Santos

Votei uma vez em Colbert pra nunca mais. É muita incompetência.

Marcio Borges da Silva

Ninguém vai interditar esse homem? Esse cidadão vai destruir nossa cidade, cadê a câmara de vereadores? Alguém precisa fazer alguma coisa quanto a isto, Colbert Martins em outrora foi sinônimo de trabalho era um homem de verdade, pois o filho é totalmente o inverso do pai, o cara é incompetente, falastrão, só sabe ficar de picuinha com o governador do estado, destruindo a nossa princesa do sertão.
Alguém precisa fazer alguma coisa, não podemos ficar assistindo esse infeliz acabar com tudo.
VEREADORES! MINISTÉRIO PÚBLICO! FAÇAM ALGUMA COISA!!!

Avanildo Nantes

Quando se elege xxxxx sem capacidade para administrar o município e isso que acontece.

Injuriado

Continue votando nesse grupo que tá aí a 20 anos.
Feira precisa de mudança de verdade!

Fora Colbert pra sempre!!!

Colbert é um monstro!!!! Ninguém aguenta mais!

Cristiane

Absurdo,o descaso com a saude,tem algo de errado nisso aí,pq se arrecada,pq não repassa?as upa’s faltam remédios,lençóis, roupões,toalhas, e etc, ambulância q leva um.seculo p chegar,se tem nova,pq tá parada,descasoooooo,falta de respeito com os profissionais,pacientes,pagamos impostos,não estamos pedindo nada, a esses governantes.

Everas

Este Desgoverno de Colberzinho está em reta final. E com certeza será seu último cargo político.

Jeff

pior prefeito do Brasil !

Corja de ladrão

Colbert fraco! Pior gestor que Feira de Santana já teve.

Saúde Zero

A secretaria de saúde de FEIRA DE SANTANA, tem algo de errado, saí secretário, entra secretário e a má gestão continua, mas também com o prefeito que a cidade tem , fica claro, que é impossível de colocar alguém a altura, para gerir umas das mais ( se não a mais i) importante pasta. E o pior o ” prefeito”” se diz médico, será que já exerceu a medicina, afinal é político profissional.