Feira de Santana

Feira tem mais de 50 pacientes na fila da regulação

A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal fazendo com que as unidades fiquem lotadas

Foto: Divulgação/ Secom
Foto: Divulgação/ Secom

Em Feira de Santana, 52 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais esperando a transferência para uma unidade hospitalar até esta segunda-feira (22).

Na policlínica do Parque Ipê, três pacientes aguardam transferência. Há 19 dias na unidade, uma idosa de 63 anos aguarda transferência para tratar doença renal crônica. Já um paciente de 49 anos está há 20 dias aguardando regulação para tratar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outra paciente de 46 anos está há cinco dias na unidade esperando transferência para tratar de uma Pielonefrite, que se trata de uma inflamação renal provocada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres, os ductos pelos quais a urina chega até a bexiga.

A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.

Além dos pacientes que estão internados na policlínica do Parque Ipê, 16 estão na UPA Queimadinha, 11 na UPA Mangabeira, 7 na policlínica do Feira X, 5 na policlínica do Tomba, 5 na policlínica do George Américo, 2 na policlínica de Humildes, 2 na policlínica da Rua Nova e 1 na policlínica de São José.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.

As informações são da Secom de Feira de Santana.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Neguinho

Que absurdo isso

Maricelia

a prefeitura co tanto dinheiro no caixa e o povo morrendo na fila de espera.

MARCOS

TÃO BRINCANDO COM A SAUDE NO NOSSO POVO MAIS HUMILDE SENHORES POLITICOS TOMEM UMA POSIÇÃO RESPEITO COM A VIDA PERDER UM PARENTE POR FALTA DE ATENDIMENTO É DESUMANIDADE TENHAM DEUS NO CORAÇÃO POR FAVOR RESPEITO COM AS PESSOAS MAIS CARENTE JESUS ABENÇOE A TODOS

João

Essa gestão é uma piada. Ninguém sabe de nada. Só tem pose e salto alto. Saúde um caos e não sabem de nada.

Maria da gloria cerqueira brito

Fui na UPM DA MANGABEIRA COM O braço quebrado o médico nem olhou pra minha cara. Fiz oa ultrassonografia particular nem pediu um rx. Deveriam processar qdo a pessoa chega em unidade de emergência e n é atendido. Pobre vai votar nos politicos. Vcs gostam de sofrer. Os politicos querem é dinheiro no bolso. Tá ligando pra pobre. O médico ganha menos que um deputado e trabalham muito mais e nem usa gravata. A culpa do Brasil tá um caos é o pobre que vai correndo votar. Eu sou pobre mais a culpa e do pobre .Dia da eleição os pobre passando fome ganhando 600 merreca e tudo com dente aberto pra ir votar e passando fome. O medico ganhando salário pouco pra um senhor de gravata. Espera meu voto. A culpa das mortes é a demora no atendimento. Eu tô revoltada meu braço tá quebrado e Na UPM N ME PASSOU UM RX.

Daniela

Resumindo quem aguentar esperar espera e quem não guenta morre na fila . Quem está precisando de atendimento de urgência não pode ficar esperando uma autorização pra uma internação em um hospital capacitado . Vergonha !

Simone

O MP deveria investigar o q está acontecendo

Crispiniano de Santana Silva

Não sei o que está acontecendo com este sistema de regulações de Feira de Santana mais é preciso uma intervenção do secretário de saúde da nossa cidade para agilizar esta situação que envolve vidas

Marco

Na verdade a saúde é o principal atributo um governo responsável…mas a maioria da população só pensa em si e esquece que doença quando chega não escolhe… Ela e completamente democrática..no resto você ê capaz de resolver, na saúde nem com dinheiro no bolso