Feira de Saúde

Feira de Saúde e Cidadania acontece em Feira de Santana até domingo (23)

A expectativa é de 5 mil atendimentos por dia.

Foto: Seab/GOV-BA
Foto: Seab/GOV-BA

Nesta sexta-feira (21), serviços de saúde e cidadania começaram a ser ofertados no 1° Beic da Polícia Militar (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação), localizado na Avenida Frei Félix de Pacauba, bairro Campo Limpo, em Feira de Santana. Os serviços também serão oferecidos no sábado (22) e no domingo (23).

Conforme a Secretaria de Saúde, o evento tem o objetivo, através de uma ação itinerante, alcançar populações do município e de regiões que não têm acesso aos serviços de saúde e de cidadania, que são importantes e vão fazer a diferença no cuidado das pessoas.

A Feira de Saúde é coordenada pela Secretaria de Saúde do Estado e é realizada em parceria com Secretaria de Administração que é responsável pela oferta dos serviços de emissão de documentos.

Silas Gabriel, coordenardor da Feira de Saúde, descreveu ao Acorda Cidade os diversos serviços que estão sendo oferecidos na ação.

Foto: Ed Santos /Acorda Cidade

“Estamos aqui no batalhão do Campo Limpo, trazendo para a população de Feira de Santana diversos serviços de saúde e cidadania. Nós temos aqui serviços odontológicos: extração, restauração, canal, limpeza. Também temos serviços oftalmológicos para limpeza de lentes, cirurgia de catarata, consultas. Temos ultrassonografia mamária, abdômen total, transvaginal, temos também o serviço de eletrocardiograma, raio-x do tórax, cirurgias eletivas, como hérnia, mioma e além dos serviços de Sac Móvel com a emissão de primeira e segunda via do RG gratuito,” elencou.

De acordo com Silas Gabriel, as cirurgias eletivas serão encaminhadas para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

“As cirurgias de catarata serão realizadas na Policlínica Regional de Saúde, do dia 22 até o dia 24, mas primeiro precisa passar por aqui para fazermos o rastreio. E as cirurgias eletivas serão no Clériston Andrade, a partir do dia 26. Aqui temos 3 cirurgiões, 10 oftalmologistas, 31 dentistas, é uma oferta muito grande, a população pode vir que terá os serviços a sua disposição,” explicou.

O cidadão poderá realizar mais de um procedimento

“Até abrir os portões a população vai encontrar uma fila única, por ordem de chegada, depois a gente tira as prioridades. Ao adentrar na ação o cidadão será direcionado à triagem e escolherá o serviço que vai fazer. Se o cidadão quiser fazer mais de um serviço ele tem o direito, porém terá que retornar para fila para pegar uma outra pulseira e assim ser atendido nos outros serviços que ele queira,” informou o coordenador.

Conforme o Silas Gabriel, é a primeira vez que esta ação está sendo promovida em Feira de Santana.

“A expectativa é de 5 mil atendimentos por dia, começa hoje e só termina no domingo. Acredito que no sábado e domingo teremos um público maior. O serviço é da população e estamos aqui de braços abertos esperando para dar o melhor para ela”, destacou.

Ao Acorda Cidade, a manicure Taiane Santos Miranda, relatou que as condições para pagar um médico particular são difíceis, por isso, aproveitou a oportunidade para realizar seus exames na ação de saúde.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Temos que aproveitar que tá tendo essa campanha para tirarmos o dia para a gente fazer os exames, que são caros. Hoje vim buscar todos os atendimentos que eu tenho direito, como preventivo, ultrassom, exame de vista, raio-x, vim fazer um check up. E estou achando a ação ótima, o atendimento está sendo perfeito, rápido,” compartilhou.

Morador do bairro Tomba, em Feira de Santana, Everaldino Pereira da Silva, 61 anos, possui catarata nos dois olhos. O idoso foi diagnosticado com o problema há aproximadamente 8 meses.

Foto: Ed Santos /Acorda Cidade

“Vim buscar atendimento para fazer a cirurgia das vistas, estou com catarata nos dois olhos e não estou conseguindo trabalhar, dificulta até para andar. Enxergo bem pouco, estou com as vistas embaçadas. Não estava conseguindo fazer os exames em outros lugares, porque é muita demora, aí como eu queria mais rápido, achei essa oportunidade e vim para cá. Já fiz os exames, não demorou nada, todos atendem a gente bem e agora vou aguardar para ser encaminhado,” contou.

O aposentado Edvaldo dos Santos Nunes, 60 anos, tem um problema na visão decorrente de um acidente e espera voltar a enxergar.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu sofri um acidente e fiquei com um problema na visão esquerda. E agora afetou também a direita, e estou enxergando pouco. Estava fazendo um tratamento, mas abandonei. Espero voltar a enxergar novamente, com fé em Deus,” desejou.

A moradora do Tomba, Juraildes Cardoso, de 52 anos, estava sem condições de realizar os exames em uma clínica particular. Ela buscou os serviços da Feira para realizar os exames necessários para uma cirurgia de remoção de mioma.

“Não estava tendo condição de fazer exames em outro lugar, por ser caro. Já fiz a triagem e agora vou me consultar com o médico,” disse.

Serão ofertados cerca de 10 mil atendimento como consultas oftalmológicas e com médico-cirurgião, exames de ultrassonografia, raio-X, eletrocardiograma, preventivo e de laboratório.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários