Saúde

Feira de Santana tem um dos piores índices de cobertura vacinal da Bahia

Dados da vigilância epidemiológica da Bahia apontam que a diferença entre a média estadual e o município chegam a quase 20 pontos percentuais.

vacina
Foto: Secom/PMFS

Feira de Santana possui mais de 200 mil pessoas com doses em atraso contra a Covid-19 e indicadores menores do que a média estadual nas nove vacinas referentes ao calendário infantil. São elas: BCG, Tríplice Viral, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningocócica, Pentavalente, Febre Amarela, Poliomielite e Hepatite A.

Dados da vigilância epidemiológica da Bahia apontam que a diferença entre a média estadual e o município chegam a quase 20 pontos percentuais. A maior diferença é a Tríplice Viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola. Outro grande risco é a baixíssima cobertura contra a poliomielite, que foi erradicada do Brasil há 33 anos e pode se espalhar rapidamente entre comunidades com cobertura vacinal inadequada. A doença não é tratável, mas é totalmente evitável por vacinação. Aumentar a cobertura de vacinação é essencial para manter Feira de Santana, a Bahia e o Brasil livres da pólio.

Diante deste cenário, Feira de Santana se apresenta como uma cidade com risco aumentado para diversas doenças.

A coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, alerta que quando há uma diminuição das coberturas vacinais, aumenta o número de pessoas vulneráveis ao adoecimento.

“E o risco é muito maior de ter o reaparecimento de doenças que são muito bem controladas e eliminadas com a vacinação”, afirma.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mia

Como que vai ter boa cobertura, se quando o cidadão chega pra tomar a vacina geralmente é mal atendido ou dizem que não tem vacina ou que não está disponível para a faixa etária da pessoa. A pior doença de FSA é essa gestão e esses servidores que fazem pouco caso da função

Omas Sensato

Politico do grupo de Zé Ronaldo só consegue alguma coisa em Feira de Santana. Se sai do cercadinho não arruma nada….

Roberta santos

Não existe essa lei. Caso sim, diga o número dela.
Cite 1 estudo científico que apresente mais malefícios do que benefícios de qualquer vacina.
O carnaval não tem nada a ver nessa discussão.
Não quer tomar vacina? Compre uma caverna e vá morar lá. Lá, vc pode criar seu próprio STF e, tendo uma mesa, nem vai precisar de vaso sanitário.
Certo membro da tradicional família cristã?

Jose carlos passos Silva

A saúde em Feira de Santana é caso de polícia. O Ministerio Público deveria investigar tudo, não só os desvios dos secretários da Saúde e do Governo (que aliás já voltou nomeado em cargo publico como se nada tivesse ocorrido).

Indignada

Claro que Feira de Santana têm o pior índice vacinal da Bahia. Vamos ao postos de saúde para atualizar o cartão de vacinas,ou não têm a vacina ou não têm material.Ex falta seringa ,falta algodão,falta caixa de perfuro cortantes.Como vamos alcançar a meta ?Responda quem poder?

Ribeiro cerqueira

Prefeitura de Feira, cidade trabalho
Colbert, o melhor prefeito do Brasil. Olha essa gestão! Colbert para presidente em 2026.

Sergio

Quero saber cadê o impeachment de colbert

Hipócritas

Vai aplicar essa bomba na mãe de vcs políticos, ficam querendo obrigar o povo a tomar esse lixo , mais vcs próprios criaram uma lei para vcs não serem obrigados a tomar essa droga !! Vcs são vermes imundos, quem quiser tomar q tome, agora vim obrigar o povo aí vão se ferrar ; no Carnaval ninguém é obrigado a nada não precisa de máscara e nada , o povo é muito imbecil mesmo se submetendo a esses cachorros da política

Omas Sensato

Olha aí um bolsonarista corroborando o que foi disso sobre a ligação entre o Bolsonarismo e a baixa cobertura vacinal. O cara é tão obtuso que acha que cobertura vacinal se refere apenas a Covid-19.

Alexandre Clistenes

A pandemia mostrou uma ligação direta entre baixa cobertura vacinal e o apoio ao Bolsonaro. A prefeitura de Feira de Santana não seria diferente.