A Prefeitura de Feira de Santana deu início à Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe na manhã desta segunda-feira (31). O evento de lançamento, que ocorreu no Dispensário Santana, no bairro Jardim Acácia, contou com a presença de políticos e autoridades.
A expectativa é que, durante todo o calendário vacinal, o município receba cerca de 300 mil doses da vacina contra a doença. Atualmente, o estoque municipal conta com 9 mil doses que foram distribuídas para 133 salas de vacinação.
O evento também marcou o anúncio do investimento de R$ 20 milhões para a área de saúde, educação e esporte, feito pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil). Oficialmente, a Campanha Nacional contra a dengue deve iniciar no dia 7 de abril em todo o país, mas em virtude da chegada antecipada das doses da vacina, o município optou por largar na frente na imunização.
“Resolvemos antecipar uma semana para que a gente possa proteger imediatamente a população. A gente sabe que precisa fazer isso de forma ordenada. Mais de 300 mil doses, são muitas doses. Quanto mais rápido a gente fizer, mais rápido a gente protege a população”, disse o médico Rodrigo Matos, secretário de Saúde de Feira de Santana.
Local Ideal
Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário Rodrigo Matos justificou a escolha do Dispensário Santana para dar início à campanha de vacinação, afirmando que o local desenvolve um trabalho social muito lindo e que, por conta da presença de diversos idosos que são assistidos pela instituição, o endereço se tornou em um local ideal.
“Eu me sinto muito lisonjeada e agraciada com essa presença, porque isso é uma força aqui para esta casa, isso é uma forma de que essa casa continue sendo essa bênção de Deus para os outros, porque ela é muito abençoada por esse Deus. Eu tomei conhecimento nesses últimos dias e fiquei muitíssimo feliz, porque eu acredito muito na vacinação, inclusive na Covid, eu fui voluntária, então me orgulho de acreditar nas coisas que fazem o bem às pessoas”, disse a Irmã Rosa, coordenadora do Dispensário Santana.
Pioneira
Dona Bárbara Cristina, que ocupava o primeiro lugar da fila de vacinação, contou em entrevista ao Acorda Cidade que todos os anos não perde a oportunidade de se imunizar contra a gripe.
“[Se vacinar é bom] para a gente não adoecer, não ficar dodói. E tomando a vacina, está protegido. Depois que comecei a tomar a vacina, nunca mais tive gripe”, disse dona Maria.
Presença legislativa
O presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, Marcos Lima (União Brasil), também esteve presente no evento de lançamento da campanha vacinal. Em entrevista ao Acorda Cidade, o parlamentar elogiou a iniciativa da imunização.
“É muito bom estar aqui presente neste lançamento para a nossa cidade, principalmente para as pessoas mais idosas e jovens. E, como ouvi o secretário falando, 300 mil vacinas. Isso é importante, nós estamos aqui contribuindo, apoiando essa ação. E, com certeza, vai ser algo que vai imunizar muitas pessoas”, disse o vereador.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram