Feira de Santana já confirmou até esta sexta-feira (14) sete casos de infecção por varíola dos macacos. O perfil dos pacientes é de homens, com idades entre 27 e 43 anos.
Segundo Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, até o momento mais de 50 casos suspeitos foram notificados.
“Confirmados nós tivemos sete. Tivemos mais de 50 casos notificados, pois as pessoas começaram a procurar as unidades de saúde com sintomas característicos. A gente conseguiu fazer o diagnóstico tanto para a varíola quanto para outras patologias”, informou.
Ela reforçou que os riscos de contaminação estão relacionados ao contato próximo com pessoas infectadas, troca de utensílios e roupas de cama, além de relação íntima.
“Já a forma respiratória ocorre somente com o contato muito próximo com uma pessoa contaminada, se respingar gotículas de saliva próximo à outra pessoa que não está contaminada”, disse.
Segundo a coordenadora da Viep, todos os pacientes tiveram quadros estáveis e foram atendidos clinicamente para avaliação das lesões, tratamento medicamentoso, e acompanhamento, principalmente, para ter certeza do fim do isolamento.
“Nem todos conseguem sair do isolamento com apenas 21 dias, alguns precisam ficar mais tempo. O atendimento clínico é feito para os casos positivos, e a gente tem um médico específico que dá todo o acompanhamento para todos os pacientes positivados”, explicou Carlita Correia.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram