Covid-19

Feira de Santana inicia aplicação de terceira dose para idosos acima de 70 anos

A aplicação foi realizada na Associação Feirense de Assistência Social (Afas).

Gabriel Gonçalves

Após o anúncio do Ministério da Saúde feito no último dia 25 de agosto sobre a aplicação da terceira dose como reforço para idosos com mais de 70 anos, o município de Feira de Santana deu início a mais uma etapa da campanha contra a Covid-19.

No início da tarde desta sexta-feira (10), os idosos da Associação Feirense de Assistência Social (Afas), receberam o imunizante da fabricante Pfizer. Em entrevista ao Acorda Cidade, a enfermeira do local, Isabela Machado Sampaio, destacou a ação como mais uma forma de prevenção contra a disseminação do vírus, principalmente por ser em um local onde abriga muitas pessoas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Essa é uma determinação do Ministério da Saúde, essa aplicação da terceira dose em todos os idosos com mais de 70 anos e aqui em nosso espaço, realmente só há idosos, ainda mais por ser um local de moradia coletiva. É necessário se prevenir para combater a disseminação para outras pessoas, até porque quanto mais gente em um determinado espaço, facilita essa transmissão. Nossos idosos aqui receberam a primeira e segunda dose da Coronavac, porque foi logo no início, e agora esperamos que com esta terceira dose da Pfizer, não tenha mais a necessidade de ter outra dose, mas estamos seguindo todas as normas técnicas do Ministério da Saúde, ainda mais pelo fato de novas variantes estarem surgindo", disse.

Segundo a enfermeira Isabela Machado, outras instituições já foram beneficiadas com a aplicação da terceira dose, ao exemplo do Dispensário Santana, Lar do Irmão Velho, Casa de Amparo e Casa de Repouso.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com a coordenadora da Afas, Célia Cerqueira, cerca de 41 idosos são assistidos pela Associação.

"Todos esses idosos são muito bem assistidos aqui na Afas, recebendo carinho, recebendo amor, tudo que eles precisam. Nós disponibilizamos a exemplo de assistência médica, alimentação, fisioterapia, as visitas inclusive dos familiares já estão sendo retomadas gradativamente e a cada dia, vamos fazendo desse espaço aqui, como se fosse o lar deles. Infelizmente tivemos um caso de Covid aqui registrado, mas graças a Deus já estamos mais tranquilos e agora com esta dose de reforço, vamos pedir a Deus que continue melhorando para que nossos idosos não venham ter mais intercorrências", destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários